Menos Fios

Conheça as 12 carteiras digitais em Angola

Este artigo foi enviado por Sandro Jorge. Quer partilhar conhecimento com os demais seguidores do MenosFios? Siga os passos.

Antes de tudo, é importante definirmos aqui o conceito de “carteira digital” que usaremos, que nesse caso, é toda e qualquer tecnologia ou sistema que permite a movimentação de dinheiro, de um destinatário para outro, a partir de um dispositivo móvel, sem a necessidade de recorrer-se ao dinheiro em espécie.

Definido o conceito de carteira digital, temos a base que utilizaremos para listar as carteiras digitais angolanas.  A lista não segue nenhuma ordem em particular, porém, perto do final, apresentarei aquela que julgo ser a solução mais completa dentre elas. Popularmente, existem dois tipos de solução de carteira digital, soluções offline, que não dependem da internet para funcionar e soluções que dependem de uma conexão à internet ou dados móveis.

Importante: faço uso apenas de dois dos 11 serviços digitais apresentados aqui, o artigo foi escrito tendo como base experiências de terceiros e/ou informações disponíveis na internet.

Soluções Offline (USSD)

As carteiras digitais offline têm como solução tecnológica o USSD (Unstructured Supplementary Service Data), que é um protocolo de comunicação para telemóveis. Através de códigos USSD, você pode acessar a serviços baseados na web sem instalar um aplicativo móvel.

O protocolo de mensagens USSD faz parte do padrão celular digital do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM).  Tal como os serviços SMS e MMS, o serviço USSD facilita a comunicação, sem a necessidade de um aplicativo dedicado.  Ao contrário do SMS, usado para troca de mensagens de texto entre dois telemóveis, o USSD estabelece uma conexão em tempo real entre o seu telemóvel e uma rede móvel ou um servidor, dessa forma, você pode fazer coisas como carregar saldo de voz ou de dados, verificar a sua conta bancária e muito mais sem ter que baixar ou instalar nenhum aplicativo no seu dispositivo.

Já falamos muito, bom, agora vamos conhecer as soluções de carteiras digitais offline em Angola.

1. Agiliza

O Agiliza, é a solução eletrónica de pagamentos USSD disponibilizada pelo Banco Millennium Atlântico. Mais abaixo falo também do é-Kwanza, que pertence ao banco BAI.

O grande diferencial que percebi entre o Agiliza e o é-Kwanza, é que o Agiliza é um canal offline de acesso directo à sua conta bancária. Enquanto que nas restantes soluções de carteiras digitais offline, a carteira funciona como uma “coisa” separada, com o Agiliza, a situação é diferente.

Se você já tem uma conta bancária custodiada no banco Millennium Atlântico, ao aderir ao Agiliza, você obtém um segundo canal de acesso à sua conta bancária. Para aderir, marque *400# e clique na tecla chamar.

2. é-Kwanza

Tal como o Agiliza, o é-Kwanza, também é uma solução de pagamentos USSD, que ao contrário do Agiliza já funciona como uma conta móvel separada da sua conta principal.

Conforme observamos no site e-kwanza.ao “É uma plataforma tecnológica que permite ao cliente efetuar o seu registo e a manutenção dos seus dados, desbloqueio de conta, transferências, deposito e levantamento de dinheiro, conversão de dinheiro em “dinheiro electrónico” e vice-versa, pagamento de bens e serviços, via aplicativo Web, aplicativo Android e comandos USSD”. Para aderir, marque *402# e clique na tecla chamar.

3. eKumbu

Na corrida à apresentação de soluções de pagamentos, o Banco Sol não ficou de fora, apresentando ao público o eKumbu, um serviço que visa massificar a inclusão financeira através de pagamentos por telemóvel. Em nota de imprensa, o Banco Sol declara que “além de outros serviços da banca clássica, tem também como missão e estratégia a inclusão financeira”.

Segundo a nota publicada pelo seu gabinete de comunicação, essa inclusão financeira “se propõe abranger todos os segmentos ou franjas da população, assim sendo, o EKUMBU, é um serviço que veio para complementar toda a ação de inclusão que ao longo destes 20 anos, com dedicação e empenho o banco tem estado a prestar”.O eKumbu é mais parecido com o é-Kwanza, quase que não há diferença entre uma solução e outra.

Soluções Online

4. BNIX

O BNIX, é um serviço que surgiu com a promessa de revolucionar a maneira como gere o seu dinheiro diariamente. Foi introduzido no mercado pelo banco BNI.O BNIX permitia fazer pagamentos, transferências BNIX, transferências bancárias, consultar saldos de conta, compras, carregamentos Multicaixa, depósitos e levantamentos, tudo, através do seu telemóvel.

OBS: Infelizmente o BNI decidiu suspender o BNIX, e está atualmente indisponível.

5. Xikila Money

No cemitério das soluções de carteiras digitais em Angola, encontrámos ainda Xikila Money, que teve uma certa popularidade entre as comunidades angolanas. O Xikila Money surgiu como uma oferta inovadora em Angola, isto é, permitia usar o telemóvel como uma carteira digital e com base nisso efetuar diversos pagamentos via mobile.

Esse serviço,  transformava o telemóvel numa conta bancária e dava ao usuário a possibilidade de efetuar transações bancárias de forma cómoda e segura em qualquer hora do dia. O Xikila Money, permitia que o usuário efetuasse pagamentos de vários serviços, tais como:

Para que uma pessoa começasse a utilizar o serviço Xikila Money, era necessário que o utilizador abrisse uma conta numa agência ou quiosque Xikila Money, que era totalmente gratuita e efetuasse um depósito na conta Xikila. Até onde sei, o Xikila Money funcionava com base no serviço USSD.

6. MULTICAIXA Express (MCX Express)

O Multicaixa Express, leva para o “digital” todas as operações que podem ser efetuadas nos multicaixa (físicos). Com mais de 1 milhão de downloads na Google Play Store, arrisco em dizer que é a carteira digital mais utilizada em Angola.

A EMIS, no seu site diz que “O MULTICAIXA Express (MCX Express) é o novo canal interbancário de pagamentos disponibilizado pela EMIS, mediante associação de vários cartões MULTICAIXA no telemóvel, ambicionando ser o veículo impulsionador da massificação dos pagamentos electrónicos em Angola”.

A inovadora aplicação MULTICAIXA Express, oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos e transferências através do telemóvel e agora muito mais recente permite a transferência entre contas MULTICAIXA Express.

Com o MCX Express, é possível pagar vários serviços como: água, luz, televisão, Internet, comprar bilhetes de avião, carregar o telemóvel, consultar o saldo e movimentos, fazer transferências e também fazer pedidos de levantamento sem cartão.”

Com o MULTICAIXA Express, tem sempre o MULTICAIXA à mão. Para aderir, basta descarregar o App para Android aqui, ou para iOS aqui.

7. Aki 

O Aki, apresenta-se como “um concentrador de serviços de pagamentos por intermédio do qual os utilizadores poderão encontrar de forma rápida, simples, cómoda e segura um variado leque de ofertas de bens e serviços.

Para as compras do dia-a-dia, pagar bens e serviços, levantar, transferir e depositar dinheiro com toda a segurança e simplicidade, nasceu um sistema mais simples que um Banco.

AKI é o teu Banco móvel que está onde é preciso, fácil e sem complicações.” Para aderir, clique Aki.

8. Aki Paga

Por mais incrível que pareça, na nossa praça de serviços de pagamentos digitais, temos o Aki Paga, com o nome semelhante à solução acima, o seu serviço difere pouco do mesmo.

Desenvolvido pela Kwattel S.A, o Aki Paga permite efetuar pagamentos, Levantamentos e Depósitos, e carregamentos.  Pelo que se percebe, o principal diferencial entre o Aki e o Aki Paga, é que o segundo é baseado em USSD enquanto que o primeiro tem como solução WEB.

9. Unitel Money

O mais popular de todos, o famoso unitel money que como o nome indica, foi introduzido ao mercado pela operadora móvel angolana UNITEL, pretendendo ser o Banco Nacional móvel de Angola. A UNITEL SPM opera sob a marca UNITEL Money.

Tendo como missão contribuir para a digitalização dos serviços de pagamentos, para a massificação da inclusão financeira, através das transferências móveis e instantâneas, vulgarmente conhecidas como pagamentos móveis ou Mobile Money.A App UNITEL Money está disponível para dispositivos iOS e Android, aguardamos ansiosamente por uma versão web da solução. Para aderir, marque *449# e clique na tecla chamar.

10. Kamba

Seguindo com as soluções de carteiras digitais em Angola, encontramos também o Kamba – carteira digital.

Na página oficial do facebook da carteira, a mesma apresenta-se como “uma conta de dinheiro electrónico onde podes adicionar dinheiro e realizar pagamentos sem a necessidade de uma conta bancária. 100% móvel e sem taxas”. O grande diferencial do Kamba é que ele permite por meio da compra de vouchers, efetuar o pagamento de serviços internacionais como Spotify, Netflix e Steam. Clique aqui para aderir.

11. PayPay

A PayPay, ou PayPay África ou PayPay AO ou ainda pay’pay AFRI (sim… é meio difícil saber o nome exato do negócio) é uma plataforma digital e interativa, utilizável em telemóveis e que permite efetuar pagamentos com recurso ao QRcode, transferir e receber dinheiro, consultar saldo da conta bancária e permite igualmente associar a uma carteira digital. A experiência de utilização do PayPay é bastante suave e intuitiva, gostaria apenas que tivessem uma interface gráfica mais robusta.

13. Kwanza Online

Queria terminar o artigo fazendo uma menção honrosa ao Kwanza Online. O saudoso Kwanza Online, foi uma solução de pagamentos online desenvolvida por Célio Garcia.

Foi o primeiro serviço angolano de pagamento online, permitindo aos angolanos fazer compras em lojas angolanas que já praticavam o e-commerce, facilitando assim o processo de compra e venda em território nacional.

O Kwanza Online, era que nem um Multicaixa no seu computador, permitindo aos angolanos e não só, recarregar os seus telemóveis (UNITEL e MOVICEL), pagar a subscrição da ZAP, NetOne, e quiçá outros serviços a partir do seu computador.

Esse serviço oferecia dois tipos de contas:

Quem criava uma conta pessoal eram as pessoas singulares.

Essa conta era para os comerciantes, ou seja, todos aqueles que tinham lojas e gostariam de receber pagamentos online.

Podemos dizer que o Kwanza Online, foi o pioneiro das carteiras digitais em Angola.

Exit mobile version