O uso do Wi-Fi tornou-se um dos principais caminhos de acesso à Internet e a sua utilização está bastante difundida. No entanto, por trás dessa tecnologia há algumas dúvidas que circulam na mente dos usuários.
Conheça a seguir alguns mitos sobre a tecnologia Wi-Fi.
- É preciso parar de utilizar as redes Wi-Fi públicas?
A resposta simples aqui é: não, não precisa parar de usar Wi-Fi público. Porém, o usuário precisa tomar algumas precauções ao utilizar esse tipo de conexão. Isso por conta da falta de segurança que elas possuem, se comparadas as redes privadas.
- As redes Wi-Fi têm efeitos nocivos para a saúde?
Um dos primeiros mitos na utilização das redes Wi-Fi, é que as mesmas fazem mal à saúde. Na verdade, até aos dias de hoje, ainda não há qualquer estudo fiável que relacione problemas de saúde com essa tecnologia.
- As redes Wi-Fi dos estabelecimentos são sempre seguras?
Na verdade, depende. Isso porque nem sempre uma rede Wi-Fi de um estabelecimento como uma livraria ou um shopping estão devidamente protegidas e garantem que usuários indevidos acessem-na. Além disso, é complicado definir se uma rede Wi-Fi é legítima ou não. Isso porque, muitas vezes, locais públicos como shoppings possuem diversas redes disponíveis.
- É muito simples quebrar a segurança de uma rede Wi-Fi?
O protocolo Wi-Fi mais poderoso da actualidade, o WPA2, já foi quebrado, mas para quebrar uma rede Wi-Fi com este protocolo é preciso ter conhecimentos avançados e também poder computacional e tráfego para analisar. Entretanto também já foi homologado o WPA 3 que garantirá a melhor segurança das redes Wi-Fi.
- Colocar o router num local alto melhora o sinal?
Sim, a difusão da rede Wi-Fi é melhor se o router estiver localizado no alto, pois permite o “efeito guarda-chuva”. Quanto mais próximo do local onde estão os seus aparelhos, melhor: as ondas navegam melhor de baixo para cima e para os lados.