O “Sona Jovem 5.0”, concurso da multinacional angolana SONANGOL que visa impulsionar o empreendedorismo nacional, já registou desde o dia 6 de Dezembro do ano passado, cerca de 15 mil inscrições em todo o país, informou, quarta-feira, em Luanda, o coordenador do projecto, Rodrigo Pereira.
Segundo o que foi revelado, os termos da entrega para as candidaturas do projecto que vão até ao dia 28 de Fevereiro, como o objectivo de promover o empreendedorismo jovem, capacitar e acelerar 100 startups inovadoras e seleccionar as 50 melhores para serem lançadas no mercado nacional de forma estruturada e sustentável.
De acordo com o coordenador, o projecto abrange sectores estratégicos, cruciais para o desenvolvimento económico de Angola, nomeadamente as tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Energias Renováveis, Mineração, Petróleo e Gás, Economia Circular, Mercado Financeiro, Saúde, Educação e Formação Profissional, Infra-estruturas e Mobilidade, Agricultura e Agroindústria, e Indústrias Extractiva.
Embora o programa tenha um leque diversificado de sectores, referiu, há um foco estratégico na inovação tecnológica, energias renováveis e economia real, acompanhando as tendências globais de desenvolvimento sustentável.
O programa, acrescentou, tem uma abrangência nacional e proporciona formação especializada e mentorias estratégicas, acesso a investidores e networking de alto nível, acompanhamento contínuo para garantir a escalabilidade das startups, apoio à protecção da propriedade intelectual para todos os projectos, bem como ao patenteamento das ideias que cumpram os requisitos necessários.
“As 50 startups finalistas serão lançadas no mercado angolano e amplamente divulgadas, garantindo reconhecimento, crescimento sustentável e impacto económico real“, concluiu.