O nosso mercado está a ser agraciado com a chegada se vários serviços/aplicativos de mobilidade, se a memória não me falha tivemos primeiro a chegada do Kubinga, T’Leva, Heetch, Yango, UGO e a Bolt que é a última acabadinha de chegar em Angola. Dentre as existentes, três são angolanas (Kubinga, T’Leva e UGO) e três são Internacionais (Heetch, Yango e Bolt).
O objetivo do nosso artigo é fazer uma comparação sobre os seis serviços/aplicativos que se encontram a funcionar, sem pretensão alguma de denegrir algumas das empresas que fazem parte da lista, mas vamos deixar de dar voltas e partimos ao assunto.
Métrica de comparação
Segundo algumas explicações, o Heetch compensa mais longas distâncias e a Yango para curtas e que ambos os serviços têm taxas diferentes aos finais de semana. Tendo em conta esses pressupostos e que a comparação vai além destes dois serviços/aplicações, decidimos optar por uma métrica que ajude a comparar os seis, sem favorecer um ou outro.
Para evitar comparações injustas, as constatações que fizemos durante os testes baseou-se na mesma distância e praticamente nos mesmos horários, tanto para o dia de semana bem como para os finais de semana, o percurso utilizado foi da Rua 24 do Projeto Nova vida para a Maxi da Samba, com uma distância de cerca de 20 km.
- Kubinga: Tendo em conta que foi o primeiro serviço de mobilidade a funcionar no país, recebeu a primazia de ser o primeiro a ser testado, que além do dos carros o aplicativo conta também com o serviço de Moto-taxi, quanto aos preços nos dias de semana o valor cobrado para a distância já supracitada é: Moto-Táxi Kz 1.295,18 e Carro para no máximo quatro pessoas tem o serviço Económico que custa Kz 2.878,16 e o Conforto custa Kz 3.453,80. Aos finais de semana o valor ronda aproximadamente para o Moto-Táxi Kz 532,50 e o Económico a Kz 1.065.00 Quanto aos métodos de pagamentos, os clientes podem pagar com dinheiro vivo, cartão multicaixa bem como usar a carteira que pode ser carregada pelos clientes.
- T’Leva: Essa foi o primeiro concorrente do Kubinga e chegou de uma maneira a revolucionar o mercado com os carros elétricos. Nos dias de semana também oferece o serviço de Moto-Táxi que custa Kz 1.650,00 e o Carro com o Economic que custa Kz 1.875,00. Quanto aos finais de semana o Moto-Táxi custa aproximadamente Kz 2.248,20 e o Economic Kz 1.700,00. Os métodos de pagamento na aplicação inclui o Pay Pay, Dinheiro vivo, Transferência Bancaria via cartão de crédito e TPA;
- Heetch: Foi a primeira empresa internacional a expandir o seu serviço de mobilidade em Angola, tendo até um certo porto revolucionado o mercado em termos de preços. Nos dias de semana o valor mais baixo que é do Baza custa aproximadamente Kz 2.300,00 e nos finais de semana Kz 3.000,00. Quanto aos métodos de pagamento, a aplicação oferece a opção de pagamento a Dinheiro ou Transferência Bancária.
- UGO: Diz-se por ai que o UGO vem da mesma empresa que fazia o “Allo Taxi” e de certeza que já viste algum carro com essa marca. Nos dias de semana o valor mais acessível custa da modalidade MBAYA Kz 3.750,00, sem esquecer que o mesmo ainda conta com as modalidades UGO CARRO e UGO XPRESS que onde o valor é outro, já nos finais de semana o valor mais acessível custa Kz 3.200,00. Quanto as modalidades de pagamento é possível o cliente pagar com Dinheiro vivo, transferência ou TPA.
- Bolt Angola: Bem esse é o mais novo bebé que está a trazer fortes comentários no mercado, a marca internacional Bolt foi recentemente apresentado ao mercado angolano, prometendo trazer uma nova dinâmica e preços em relação aos seus concorrentes (Aquele bunglê do princípio). Atualmente a aplicação conta com dois serviços, o Economy que aos dias de semana custa Kz 1.330,00 e o Bolt custa Kz 1.590,00, Quanto aos finais de semana o primeiro custa Kz 890,00 e o segundo serviço custa Kz 1.060,00. É importante ainda que, o Bolt até ao momento não tem carros disponíveis segundo a minha constatação durante os testes feitos, pois aparece sempre que não há disponibilidade de carros.
Os preços aqui apresentados podem sofrer alterações durante os dias, pois o valor não é fixo e pode alterar dependendo das circunstâncias como: O dia, a hora, o local de recolha bem como a distância a ser percorrida pelo carro. O conselho pessoal que deixo é que, ao precisarem de um deles, analisem o preço primeiro em cada uma das aplicações e depois escolham sempre o mais acessível.