Na segunda-feira, o magnata da tecnologia e amante de memes extraordinário Elon Musk anunciou que comprou 9,2% do Twitter em uma transação de USD 2,89 bilhões, tornando-se o maior acionista individual da potência da mídia social.
Musk, foi relatado mais tarde, de facto se juntou ao conselho de administração do Twitter e, em seguida, twittou uma enquete para os seus seguidores a perguntar se eles queriam um botão de edição adicionado à plataforma.
Mais de 4 milhões de usuários do Twitter responderam à enquete:
Do you want an edit button?
— Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2022
A resposta foi extremamente positiva para a inclusão do recurso de edição, no qual o Twitter aparentemente já estava a trabalhar de acordo com um Tweet publicado no dia 1º de abril pela empresa. No entanto, parece que Musk empurrou o processo.
we are working on an edit button
— Twitter (@Twitter) April 1, 2022
A conta oficial de comunicações do Twitter informou que a empresa está a trabalhar no recurso desde o ano passado. De acordo com a conta, o Twitter começará a testar internamente o recurso nos “próximos meses para saber o que funciona, o que não funciona e o que é possível”.
now that everyone is asking…
yes, we’ve been working on an edit feature since last year!
no, we didn’t get the idea from a poll 😉
we're kicking off testing within @TwitterBlue Labs in the coming months to learn what works, what doesn’t, and what’s possible.
— Twitter Comms (@TwitterComms) April 5, 2022
O Twitter Comms partilhou um gif rápido que os usuários atentos podem ler e descobrir como o recurso de edição pode ser na prática.
— Twitter Comms (@TwitterComms) April 5, 2022
MAIS: Elon Musk tornou-se o maior acionista do Twitter
Jay Sullivan, chefe de produtos de consumo no Twitter, partilhou o mesmo, escreveu: “ estamos a explorar como criar um recurso de edição de maneira segura desde o ano passado e planejamos começar a testá-lo no @TwitterBlue Labs nos próximos meses”.
Sullivan partilhou mais alguns insights sobre como o recurso Editar será no futuro, uma vez lançado ao público, bem como os temores da empresa de que o recurso possa ser usado para “alterar o registo da conversa pública”. Essa noção de que um recurso de edição pode ser abusado para produzir notícias falsas ou enganar os usuários tem sido a principal barreira na sua criação, já que foi o recurso mais questionado na história da empresa.
Em uma conversa de 2018, o ex-chefe do Twitter Jack Dorsey observou que o Twitter “provavelmente nunca” adicionaria o recurso devido a essas preocupações. No entanto, a mídia social rival Meta já, e há algum tempo, incluiu um recurso de edição nas suas plataformas Facebook e Instagram, e agora parece que o novo chefe do Twitter, Parag Agrawal, está aberto à ideia.
Em termos de como o Twitter provavelmente contornará essas preocupações, não precisamos ir além de uma resposta à pesquisa de Musk. O usuário @Erdayastronaut partilhou suas ideias sobre o recurso de edição, ao qual Musk respondeu: “Isso parece razoável”.
That sounds reasonable
— Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2022