Como o marketing digital vai mudar com a entrada da rede 5G no país

2839

Já estamos em 2022, ano em que se espera que as operadoras de telefonia móvel nacionais lançam o serviço da tecnologia do 5G aos seus clientes, tecnologia essa que vem com o rótulo de disponibilizar  velocidades de internet até 10 vezes mais rápidas do que as oferecidas actualmente.

Para vários analistas angolanos, 2022 poderá ser o ano que o nosso país irá sentir o impacto da rede 5G, mas agora surge a pergunta: Como a rede 5G irá mudar o marketing digital feito em Angola?

Segundo João Fernandes, Founder & CEO da Fucking Amazing, falando para a revista OnStartups, a principal diferença que os usuários vão sentir ao utilizar a rede 5G é sensivelmente o aumento da velocidade, que necessariamente vai aumentar as expectativas dos utilizadores, principalmente aqueles que usam smartphones. Isso fará com que os utilizadores fiquem habituados a essas novas velocidades de internet, ao navegar, o que vai tornar os mesmos menos tolerantes a sites lentos e que demoram a carregar os seus conteúdos.

Segundo as estatísticas, se um site levar mais de 5 segundos para carregar o seu conteúdo, 65% dos utilizadores fecha-o e procura um site alternativo. Então, podemos já prever que os sites que não estiverem otimizados neste sentido, terão maiores taxas de rejeição por parte dos utilizadores, e consequentemente menos vendas dos seus produtos.

Na opinião do Founder, com a entrada da rede 5G a velocidade ao navegar na internet vai se tornar cada vez mais importante, e onde as noticias já dão conta que a multinacional Google já esteja se preparando para que os seus motores de busca aumentem a importância que dão à velocidade como um factor de classificação ao dar os resultados em uma busca.

MAIS: Internet em Angola “Marketing Digital: Profissão do Futuro?”

Outra factor que irá ser determinante, na entrada da rede 5G no nosso país, é a importância que nós (usuários) vamos dar aos smartphones. Sabendo das capacidades do 5G, os pacotes de dados ilimitados vão ser opção constante e acessível para a maioria das pessoas que usarem um smartphone. Com base nisso, é esperado também a utilização massiva de smartphones, em detrimento dos computadores, sejam portáteis ou desktop.

Então, levando em conta tudo o que “teorizamos” acima, acrescenta João Fernandes, a experiência do utilizador do smartphone se tornará a preocupação mais importante para o design e estratégias de conversação de vendas. Só para servir de exemplo, a utilização de vídeos 360° em 4K, para demonstração de produtos em uma loja on-line irá aumentar, bem como a possibilidade de interacção com um determinado produto através de realidade aumentada ou realidade virtual

Por fim, o CEO da Fucking Amazing, diz que essas todas mudanças irão mudar o paradigma de desenvolvimento dos sites e aplicativos, com uma tendência inovadora para os “mobile first”, querendo dizer que em vez de pensarmos primeiro os sites para computadores ou portátil e depois os adaptarmos, iremos pensar primeiro no “mobile” e as empresas que não se atualizarem, serão as primeiras a perder a corrida para os concorrentes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui