Menos Fios

Como escrever um Curriculum Vitae em Inglês ?

Curriculum Vitae

Conhecer a forma correcta de elaborar um currículo (Curriculum Vitae, CV…) em inglês é uma excelente forma de estar preparado para oportunidades de emprego que possam surgir tanto em Angola quanto fora do país. O mercado de trabalho na área da tecnologia está cada vez mais competitivo e muitos empregadores recrutam apenas pessoas que sejam fluentes em inglês, por várias razões, tais como:

Para elaborar um currículo em inglês deve levar em conta muitas questões, pelo que
preparámos estas dicas indispensáveis para si.

Não confie em tradutores automáticos

Se está a pensar escrever o seu currículo em inglês, não utilize tradutores automáticos porque realizam traduções literais ou fora do contexto. Tal qual como acontece com o português, uma palavra em inglês pode ter mais de um significado, dependendo da frase e do contexto em que a mesma foi escrita. Suponhamos que utilizou tradutores automáticos e o seu currículo ficou com 4 erros básicos, isso pode automaticamente afastá-lo do processo de selecção. Caso não se sinta à vontade para escrever o currículo em inglês, recomendamos que peça ajuda a um amigo que tenha o domínio completo do idioma que trabalhe na área da tecnologia, ou optar por contratar um tradutor profissional. Importa relembrar que a sua carreira está em jogo, razão pela qual a deve valorizar.

Entenda que a língua inglesa tem as suas peculiaridades

É muito importante lembrar que a construção de frases em inglês aconteça de forma diferente da língua portuguesa. Por exemplo, o adjectivo vem antes do substantivo como em “casa bonita” = “beautiful house”. Para além deste exemplo, existem ainda outros padrões da língua inglesa que alguns dos candidatos desconhecem e desconsideram no momento de construir frases.

Neste idioma, recomenda-se seguir a ordem directa das orações. O que quer dizer que no
momento de elaborar um currículo em inglês deve manter o sujeito, verbo e objecto em sequência. Por exemplo, “I worked in the IT consulting industry from 2014 to 2017” ou “Eu
trabalhei na indústria de consultoria informática de 2014 a 2017”. Não que não se possa
inverter a ordem, mas não seria a maneira mais usual.

Seja simples e objectivo

A língua inglesa é conhecida por sua objectividade e frases curtas, que vão directo ao assunto.
Evite construir frases longas para dizer algo que pode ser afirmado em poucas palavras. Isto
também reduz a probabilidade de cometer erros linguísticos que comprometam a candidatura.

Partilhamos agora algumas palavras e expressões frequentes que pode incluir no seu
currículo. A lista é acompanhada de sugestões de tradução.

Esperamos que estas dicas lhe sejam muito úteis na elaboração do currículo em inglês. Caso procure um novo desafio profissional, na Jobartis poderá encontrar várias vagas em aberto na área da Engenharia e TI. Temos vagas como programador web, engenheiro informático e muito mais.

Exit mobile version