No final do ano passado a Apple prometeu que ofereceria aos seus usuários instruções e ferramentas para que cada um pudesse arrumar o próprio iPhone quando precisasse, sem ser obrigado a pagar uma fortuna nas assistências oficiais.
Segundo o que foi revelado, o serviço de reparação “self-service” já está disponível para usuários dos Estados Unidos, em um primeiro momento apenas para iPhones da linha 12 e 13, além do novo iPhone SE 2022. No futuro, o programa deve se estender a outros países e para o Mac.
A ideia é o usuário comprar o “kit de reparo” pelo site da Apple e aí consertar o aparelho em casa mesmo. Por exemplo, o pacote de reparo de bateria consiste em um kit geral de parafusos, adesivo e. claro, uma nova bateria original.
Também é possível comprar separadamente as peças individuais do pacote. Uma ampla variedade de ferramentas de reparo pode ser comprada e um kit de reparo geral do iPhone pode ser alugado na Apple por uma semana.
MAIS: Android e iPhone invadidos por ‘spyware’ italiano, avisa Google
Atualmente, a Apple oferece os seguintes tipos de reparo:
- Bateria
- Alto-falante inferior
- Câmera
- Tela
- Gaveta do cartão SIM
- Taptic Engine
Em cada caso, a Apple oferece um desconto no recebimento das peças substituídas. Por exemplo, custa US$ 70,99 (cerca de 30 mil kwanzas) iniciais para comprar o pacote de baterias do iPhone 12, com a expectativa de que a bateria velha seja devolvida. Na devolução da peça substituída, a Apple reembolsa US$ 24,15 (cerca de 11 mil kwanzas).
Para quem não vive nos Estados Unidos e quiser mesmo assim baixar os manuais de reparo da Apple (em inglês), pode fazê-lo através desta página.