Clonagem do seu WhatsApp | Saiba como se proteger

1087

Nos últimos tempos tem surgido muitas burlas via WhatsApp, a novo normal tem sido agora a clonagem dos números no WhatsApp, onde já pude certificar-me na primeira pessoa, em alguns grupos onde o utilizador envia mensagem sobre a venda de 8000 USD, e pessoas próximas alertaram que o não era o mesmo a enviara mensagem, e que o seu número foi clonado.

Como é que os Burladores tem acesso a essa conta no WhatsApp?

Como é feito esse processo, ao ponto do utilizador permitir isso? Essas e outras questões despertaram em mim essa curiosidade, ao ponto de certificar-me quais são os possíveis Modus Operandi utilizado por esses burladores. Vou deixar aqui os quatro possíveis cenários que acontecem para o seu WhatsApp ser clonado.

  1. Engenharia Social – Hackear número do WhatsApp

Engenharia social é um método de manipulação de pessoas para extrair informações sensíveis, como senhas ou códigos de verificação. No contexto do WhatsApp, hackers podem registrar o seu número no dispositivo deles e solicitar um código de verificação para acessar a sua conta, a posterior o Burlador entrará em contacto e tentará enganá-lo para entregar o código.

Como se proteger?

Caso recebas uma mensagem de texto com um código de verificação do WhatsApp e um dos seus contatos do WhatsApp entrar em contato com você imediatamente, pedindo para você compartilhar o código de verificação, não o forneça. Porque, uma vez que você fizer isso, o hacker pode usá-lo para acedera  sua conta e fazer das suas. Então que fique claro que, não deves partilhar esse código com absolutamente “NINGUÉM”.

  1. Encaminhamento de chamada do WhatsAp

O Encaminhamento de chamadas do WhatsApp é um método usado por pelos burladores para obter acesso à conta da vítima e a todas as chamadas recebidas. O utilizador pode receber uma mensagem, e-mail ou chamada telefônica que o induz a discar um número com um código de Interface Homem-Máquina. Se o utilizador cair no truque e fizer a ligação, suas chamadas serão automaticamente encaminhadas para o número do invasor. Depois que o invasor encaminhar suas chamadas para o telefone dele, ele pode instalar o WhatsApp, registrar seu número e solicitar um código de verificação por ligação telefônica.

Como se proteger?

Evite ao máximo responder a mensagens ou solicitações de contatos desconhecidos. Evite também ligar para números desconhecidos.

  1. Hacking do WhatsApp Web

Um outro método não menos importante, é hackear a versão web do WhatsApp. Para aceder e fazer login no WhatsApp Web, os utilizadores precisam escanear um código QR que aparece no serviço do navegador da web. Os hackers pegam o código QR do WhatsApp Web e o colocam em uma página maliciosa. Se o utilizador escanear esse código QR falso usando o WhatsApp ou às vezes até mesmo com a câmara do seu telefone, eles podem roubar suas credenciais de login e usá-las para hackear sua conta.

Como se proteger?

O conselho é, verifique qualquer código QR antes de escaneá-lo. Você pode usar ao aplicação Bitdefender Scamio para confirmar se um código QR é genuíno.

  1. Spyware do WhatsApp

Hackers podem usar spyware para aceder a conta do WhatsApp da vítima instalando-o no dispositivo dela. As formas mais comuns de as pessoas infectarem seus telefones involuntariamente com spyware são por meio de links maliciosos, aplicativos de terceiros e anexos de e-mail nos quais clicam e/ou baixam.

Uma vez instalado, o spyware pode gravar as mensagens do WhatsApp da vítima e enviá-las ao hacker, que pode obter acesso a mensagens, áudio, status, fotos, vídeos e muito mais.

Como se proteger?

Por favor, mas por favor mesmo, Protejam os vossos telefones com uma solução de segurança móvel que detecta e bloqueia textos, mensagens e links maliciosos, verifica páginas da web e aplicativos e alerta você em caso de perigo. Revisem regularmente as permissões dos aplicativos em seu telefone e verifique se há aplicativos suspeitos que você não se lembra de ter instalado.

Em alguns casos, os burladores conseguem fazer isso, não porque são muito inteligentes, mas sim porque nós é que somos muito distraídos ao ponto de não perceber. A imagem acima é um conselho da Meta (Dono do Facebook, WhatsApp e Instagram), onde ensina a autenticação por dois factores, que ajudará a manter o WhatsApp seguro, caso ainda não o tenhas activado, te dou um último conselho: FAÇA ISSO AGORA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui