Mais dois hospitais do país vão contar com os serviços de cirurgia robótica, nomeadamente os hospitais gerais de Cabinda e o Materno Infantil Azancot de Menezes, informou a Ministra da Saúde, Silvia Lutucuta.
Falando no final da primeira cirurgia robótica no país, feita a um paciente com cancro da próstata, sob liderança do director da Global Robotics, Vipul Patel, a ministra revelou que os equipamentos serão instalados dentro de um ano.
De informar que muito recentemente o Presidente da República autorizou a compra de três robôs e respetivos simuladores para implementar cirurgias robóticas em hospitais da província de Luanda e Cabinda.
MAIS: Complexo Hospitalar realiza a primeira cirurgia robótica no país
O documento autoriza a despesa e formaliza a abertura da contratação simplificada para a compra dos robôs a serem instalados no Complexo Hospitalar de Doenças Caridopulmoares em Luanda e no Hospital Geral de Cabinda.
A cirurgia laparoscópica assistida por robótica é um procedimento minimamente invasivo, através do qual o cirurgião manipula um robô para realizar incisões, ressecções e reconstruções.
Os movimentos são todos realizados pelo cirurgião, que fica sentado em uma console a controlar os braços robóticos por meio de joysticks.
Essa solução tecnológica representa um grande avanço nas técnicas invasivas.