O Centro Integrado de Formação Tecnológica (CINFOTEC) ganhou, na última semana, um laboratório equipado com a mais alta tecnologia em software, com o objectivo de promover a iniciativa, espírito empreendedor, formação de jovens criadores e inovadores com dificuldades em estruturação de marcas, segundo o que foi revelado pela direcção.
A oferta tecnológica veio do Ministério da Administração Pública, Trtabalho e Segurança Social (MAPTESS), onde o recente laboratório está aberto para receber jovens criadores e inovadores, empreendedores, estudantes das instituições de formação profissionais, estudantes das instituições do ensino médio, superior e licenciados.
Falando aos jornalistas presentes na entrega do acto, a ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias, disse que esse projecto nasce da necessidade do executivo angolano em apoiar iniciativas no fomento da empregabilidade por meio do incentivo de formação tecnológica, de modo a atender as necessidades dos mais carentes.
A gestora pública ainda acrescentou que esse laboratório servirá de incentivo para a empregabilidade e consequentemente a diminuição do nível de pobreza no país.
No mesmo evento, Geraldo Pambasange, chefe de departamento de pedagogia do CINFOTEC, informou que o laboratório denominado “Fabrica de Software automação e tecnologia” vai permitir automatizar o processo, criar o protótipo e consequentemente a produção em massa.
“Já temos alguns projectos desenvolvidos, como por exemplo de detenção de inundação, que permite enviar mensagem ao telefone quando detectar inundação em qualquer lugar. O sistema recolhe a informação e manda por mensagem para informar”, explicou.
Geraldo Pambasange destacou ainda o plano de início de formação na incubadora com a previsão para desenvolver 102 projectos de startup a nível do país.
[…] ”, com abordagens dos especialistas Hélio Pereira(Cybercrime Investigator), Ceni Santos(CINFOTEC), Pedro Paris e Aniceto de Carvalho. Os painéis acontece às 11:00H e vai até às 12:30H, […]