Os pesquisadores fizeram um telemóvel que colhe os poucos microwatts de energia necessários a partir de rádio e luz ambiente. Os cientistas conseguiram fazer chamadas do Skype com telefone sem bateria.
Shyam Gollakota, professor da Universidade de Washington, disse que “nós construímos o que acreditamos ser o primeiro telemóvel a funcionar que consome energia quase zero”
Para alcançar o consumo baixo de energia, é preciso colectar a energia do meio ambiente, devemos repensar fundamentalmente como esses dispositivos foram projetados, disse o Professor.
O telemóvel foi desenvolvido com uma placa de circuito impresso, botões touch e uma célula solar. Esta célula tem quase o tamanho de um grão de arroz e é responsável por se comunicar com as estações base até 15 metros de distância para transmitir as ligações.
Agora os cientistas pretendem aprimorar o telemóvel com a adição de um display de papel electrônico, similar aos leitores de livros digitais com capacidade para reproduzir vídeos. A pesquisa foi financiada pela National Science Foundation e pela Google Faculty Research Awards.