Menos Fios

Cientistas descobriram o método para prolongar vida útil de baterias

20140506165301_660_420

Sabe-se que as baterias que temos nos Smartphpones, Tablets, e nos computadores modernos têm vida útil, e normalmente elas dependem muito dos ciclos múltiplos de recarga que os usuários vão lhe dando. Mas parece que os cientistas descobriram por acidente uma maneira de prolongar essa vida útil.

Os cientistas descobriram por acidente um método que pode prolongar a vida útil de uma bateria por vários anos. Segundo estudos feitos pela Universidade da Califórnia, após mais de 200 mil ciclos de carga, uma bateria experimental criada pela universidade usando apenas nanofios de ouro e gel eletrocondutor no lugar do lítio, teve uma perda de apenas 5% de carga em capacidade, o que não acontece com as baterias actuais.

A bateria experimental criada pelos cientistas durou mais de três meses entre diversos ciclos de recarga e não foi detectado qualquer sinal de estrago nesse período. O maior obstáculo no desenvolvimento de baterias deste tipo é o alto custo dos fios de ouro.

Uma sugestão ainda não testada é substituir o ouro por níquel que provavelmente daria resultados satisfatórios. Portanto enquanto os cientistas testavam diferentes materiais, descobriram como evitar essa corrosão. Segundo eles, basta revestir os nanofios com dióxido de manganês e trocar o lítio por gel eletrocondutor. Juntos, o gel e o dióxido se fundem e formam uma espécie de “estojo protector” em torno dos nanofios, evitando a corrosão.

Resta saber quando este método poderá ser utilizado comercialmente…

Exit mobile version