Ontem, 8 de Abril, chegou o fim de uma era. O desaparecimento do MSN Messenger e o acolhimento de milhões de utilizadores pelo Skype – 100 milhões de utilizadores segundo a Microsoft. No entanto, isto está facilitando os Cibercriminosos em pegar os utilizadores mais desavisados.
Segundo a empresa de consultoria de segurança, Kaspersky Lab, significa que cada seja xada vez mais dificil de encontrar o instalador do Messenger na Internet, algo que, como sustenta a empresa, “não passou despercebido da parte dos cibercriminosos, que encontraram nesta situação uma oportunidade para infectar os utilizadores tentam baixar (fazer download) este serviço de messagens instantâneas”.
O maior exemplo é que, ao fazer uma pesquisa do instalador do serviço em alguns países como Portugal, o primeiro resultado que aparece é o de uma página web criada por um cracker contendo conteúdo malicioso, e que disponibiliza o instalador. Ao baixar o instalador, estaremos armazenando no nosso computador um Trojan (Cavalo de Troia).
Karpersky Lab recomenda migrar nossa conta directamente do Messenger para Skype, e não optar pela busca do programa que nos permita instalar o Messenger. Tudo pela prevenção de possíveis ataques à nossa rede ou computador por um mal intencionado.
“Este é o primeiro de vários ataques que utilizam o fim do MSN Messenger como isca” diz Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky Lab. “Registamos outros domínios maliciosos criados com o mesmo propósito embora alguns deles já tenham sido desactivados.
[Fonte]: Kaspersky Brasil