De acordo com a empresa liderada por Sam Altman, mais de 100 milhões de pessoas em 185 países usam o ChatGPT todas as semanas, seja para aprender algo novo, encontrar inspiração criativa ou respostas às suas dúvidas.
A partir de agora, os utilizadores poderão usar o chatbot sem precisarem de uma conta na plataforma. A opção será implementada gradualmente, “com o objetivo de tornar a IA acessível a todos aqueles que tenham curiosidade sobre as suas capacidades”, afirma a OpenAI.
Segundo a tecnológica, a experiência conta com medidas de segurança adicionais. Por exemplo, determinados comandos (ou prompts) e conteúdos gerados que sejam considerados prejudiciais serão bloqueados.
Através desta opção será possível aceder à versão do ChatGPT que é alimentada pelo modelo GPT 3.5, à semelhança do que acontece para os utilizadores com conta.
No entanto, funcionalidades como gravar e rever o histórico de mensagens com o chatbot, ou partilhar conversas não estarão disponíveis. O mesmo se aplica ao acesso às conversas por voz com o ChatGPT ou à possibilidade de usar instruções personalizadas.
A OpenAI lembra que, mesmo com o acesso sem conta ao chatbot, as conversas podem ser utilizadas para melhorar os seus modelos. Esta opção poderá ser desativada através da secção de definições.