Menos Fios

ChatGPT: Que Perigos Cibernéticos de Segurança se escondem por detrás desta impressionante nova tecnologia?

ChatGPT, um chatbot que utiliza técnicas de aprendizagem profunda para gerar texto e conversas que podem convencer basicamente qualquer pessoa de que foi escrito por uma pessoa real.

É agora possível utilizar um chatbot artificial disponível publicamente para gerar uma cadeia de infeção completa, possivelmente a começar com um e-mail de phishing de lança escrito em linguagem totalmente convincente, semelhante à humana, e eventualmente causar uma aquisição completa dos sistemas informáticos de uma empresa.

Os investigadores da Checkpoint criaram recentemente um e-mail de phishing tão plausível como um teste. Utilizaram apenas ChatGPT, um chatbot que utiliza técnicas de aprendizagem profunda para gerar texto e conversas que podem convencer basicamente qualquer pessoa de que foi escrito por uma pessoa real.

Na realidade, existem muitos perigos potenciais de cibersegurança envolvidos nesta impressionante tecnologia desenvolvida pela OpenAI e atualmente disponível online gratuitamente.

Aqui estão apenas alguns deles:

Todos os cinco pontos acima são ameaças legítimas às empresas e a todos os utilizadores da Internet que só se tornarão mais prevalecentes à medida que o OpenAI continuar a treinar o seu modelo.

Se a lista conseguiu convencê-lo, a tecnologia teve êxito no seu objetivo, embora neste caso não com intenção maliciosa.

Todo o texto dos pontos um a cinco foi de facto escrito pelo ChatGPT com ajustes mínimos para maior clareza. A ferramenta é tão poderosa que pode identificar de forma convincente e formular os seus próprios perigos inerentes à cibersegurança.

Contudo, há medidas mitigadoras que indivíduos e empresas podem tomar, incluindo a formação de sensibilização para a segurança nas novas escolas. O cibercrime está em movimento à velocidade da luz. Há alguns anos, os cibercriminosos costumavam especializar-se em roubo de identidade, mas agora tomam conta da rede da sua organização, invadem as suas contas bancárias e roubam dezenas ou centenas de milhares de dólares.

Uma plataforma inteligente como o ChatGPT pode ter sido criada com as melhores intenções, mas apenas aumenta o fardo dos utilizadores da Internet para se manterem sempre vigilantes, confiarem nos seus instintos e conhecerem sempre os riscos envolvidos em clicar em qualquer ligação ou em abrir um anexo.

Exit mobile version