Depois de um crescimento em tempo recorde, aproximando-se da marca dos mil milhões de utilizadores no início do ano, o website do ChatGPT parece estar a perder algum “fôlego”. De acordo com dados avançados pela Similarweb, o número de visitas registou uma queda pela primeira vez desde que o chatbot foi lançado.
Em junho, o tráfego global do website do ChatGPT caiu 9,7%. O número de visitantes únicos também desceu, neste caso 5,7%, assim como a quantidade de tempo passada pelos internautas no website, que caiu 8,5% em maio.
A análise indica, no entanto, que o ChatGPT continua a atrair mais visitantes do que o Bing da Microsoft ou do que o website da Character.AI, que se afirma como a segunda plataforma mais popular de chatbots com inteligência artificial. No caso da Character.AI, o número de visitas ao website registou uma queda de 32%.
MAIS: Huawei prepara-se para lançar concorrente ao ChatGPT
Os analistas da Similarweb sugerem que a queda no tráfego pode ser um sinal de que o efeito de novidade está a passar para as soluções de chat baseadas em inteligência artificial.
“A partir de agora os chatbots vão ter de provar o seu valor em vez de o tomarem como garantido”, afirmam.
Entre os fatores que podem explicar a queda no tráfego incluem-se, por exemplo, o lançamento da aplicação do ChatGPT, que tem vindo a despertar o interesse dos utilizadores.
Além disso, a Microsoft, sendo um dos maiores parceiros e investidores da empresa liderada por Sam Altman, incorporou o algoritmo do GPT-4 no Bing, dando aos internautas a oportunidade de acederem gratuitamente à mais recente versão do modelo de IA da OpenAI. Recorde-se que, para acederem à versão do ChatGPT sendo alimentado pelo GPT-4, os utilizadores do chatbot precisam de subscrever ao ChatGPT Plus.