O Centro Tecnológico do Uíge realiza, no próximo dia 27, uma maratona sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), onde se espera que estejam presentes mais de 20 expositores nacionais.
O evento tecnológico se enquadra nas festividades do primeiro aniversário da instituição de formação, e onde a maratona vai contar com a exposição de produtos tecnológicos em vários sectores, como na agricultura, saúde, energia renováveis, educação e segurança cibernética.
Segundo Virgílio Cordeiro João, Diretor do Centro, informou que nos próximos meses, serão expandidos os serviços do Centro Tecnológico do Uíge nos municípios do Negage e Maquela do Zombo, transmitindo assim mais uma aposta contínua na inclusão digital.
“No município do Negage, as obras já estão avançadas, enquanto no Maquela do Zombo o espaço para a construção do centro já foi identificado”, disse.
MAIS: Centro Tecnológico do Uíge vai formar jovens da Igreja Universal do Reino de Deus
O Diretor acrescentou também que o centro vai continuar a trabalhar com a Infrasat, para a instalação do Serviço “Liga Liga” nas localidades sem rede da Unitel e Movicel, assim como na instalação e monitoramento da telemedicina nas unidades sanitárias da província do Uíge, que já conta com seis pontos.
De informar que o Centro Tecnológico do Uíge foi inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, e até ao momento já formou mais de 600 jovens nos cursos de rede avançada, eletrónica analógica e digital, energias renováveis, informática avançada, Comunicação Via Satélite, instalação de câmara de videovigilância e design gráfico.
O mesmo oferece certificados internacionais da academia Cisco, nos cursos de IT, e certificados reconhecidos pelo MAPTESS, através do INEFOP, para as outras formações. A instituição dispõe de internet grátis e conta com uma média de presença diária de 100 jovens, bem como tem 11 formadores de nível internacional.