O Centro de Ciência de Luanda (CCL) deverá ficar pronto nos próximos meses, de acordo com uma nota da Presidência da República, aquando da visita de João Lourenço ao local.
A infraestrutura vem para ser uma instituição de divulgação científica, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial, onde surge na ideia de o Governo Angolano de criar uma instituição especializada na divulgação e popularização do conhecimento científico e tecnológico no seio da sociedade civil do país, com o intuito de estimular e cultivar o interesse pela ciência e tecnologia.
O objetivo do mesmo é elevar a literacia científica e tecnológica da população, em geral, e das crianças e jovens em particular. O CCL vai contar com espaços para a divulgação da cultura, história, fauna angolana, bem como áreas de experimentação química, física, matemática e eletricidade.
MAIS: Centro de Ciência de Luanda vem para impulsionar o conhecimento científico nacional
Contemplará também as zonas do planetário, do dinossáurio, o borboletário, laboratórios, biblioteca e uma fábrica de sabão para que os utentes, essencialmente crianças, aprendam, mesmo brincando, o processo de produção deste bem.
O CCL está a ser construído no sítio onde antes funcionou a fábrica de sabões da Companhia Geral de Angola, e irá compreender áreas temáticas com a exibição cultural de diversas zonas do país.
Angola avante