Recentemente surgiu a informação de que estava previsto a implementação do serviço de Internet grátis na cidade de Caxito. Finalmente foram instalados sete pontos do sistema gratuito à Internet enquadrados no projecto “Angola Online”, foram inaugurados sábado, pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha.
O ponto instalado na Escola Superior Pedagógica do Bengo abrangerá a Escola de Formação de Técnicos de Saúde (EFTS), o Hospital Municipal do Dande e o campo de futebol da Açucareira. Outros locais são a Escola do I ciclo, situada no bairro Social da Juventude (com um laboratório de informática com 10 computadores), a Escola 306 (15 computadores), às Edições Novembro (Jornal de Angola), à Direcção do INSOSI, no largo Abel dos Santos, o Puniv (ISTA) e Marilú (Açucareira).
Porque apenas estas zonas?
Estas zonas são consideradas as de maior concentração populacional, particularmente de usuários de Internet, visando promover a inclusão digital dos cidadãos através do acesso grátis e massivo às novas tecnologias de informação.
José Carvalho da Rocha (ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, disse que o país, em particular na província do Bengo, regista-se um aumento exponencial de acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação. Referiu ainda que cada ponto montado é uma oportunidade para que as pessoas possam entrar no mundo digital, podendo comunicar e investigar matérias que lhes satisfaça.
O governante afirmou que o Executivo está a implementar uma política que visa a massificação dos serviços de Internet no seio da população, especialmente, para a juventude, contando com ajuda dos operadores, com destaque para Angola Telecom.
O titular da pasta das Telecomunicações e Tecnologia de Informação apelou, por outro lado, para o uso racional da Internet, desaconselhando práticas pouco abonatórias, sobretudo nas redes sociais.