Cartões “Multicaixa/Mastercard” chegam aos clientes até o final do ano

3713

Os cartões multicaixa com aceitação no exterior do país, “Multicaixa/Mastercard, chegam aos clientes até ao final do ano, momento em que vão começar a ser emitidos pelos bancos comerciais angolanos, contribuindo, sobretudo, para a comodidade dos clientes que viajam para o exterior do país, informou Empresa Interbancária de Serviços (EMIS).

Segundo a diretora de Desenvolvimento de Negócio da EMIS, Sílvia Pires, falando em entrevista a ANGOP, frisa que além de satisfazer as necessidades bancárias dos cidadãos em Angola e no estrangeiro com um único cartão, esse dispositivo contribuirá, também, para a redução de custos dos bancos, que têm emitido dois cartões do género, sendo um para o uso local e outro para o exterior do país.

Quanto ao propósito do recente anúncio sobre o processo de emissão do Multicaixa/Mastercard, a responsável acrescenta que a criação desse cartão visa proporcionar um instrumento de pagamento mais cômodo e conveniente aos utilizadores viajantes, trazendo mais-valia em relação aos cartões pré-pagos e de crédito.

De concreto, afirma a fonte, trata-se de um dispositivo que agrega cartões lógicos de duas marcas diferentes, ou seja, num mesmo dispositivo plástico, coexistem dois cartões de pagamento, sendo um de débito da marca Multicaixa e outro da Mastercard.

Quando o cartão de débito multi marca for usado no país, terá como valor máximo o saldo da conta a que está associado e as regras (limites prudenciais) por operações diárias definidas pelo Banco Nacional de Angola (BNA), através do Instrutivo n.º 24/21.

No sentido inverso (utilização do cartão fora de Angola), o Multicaixa/Mastercard terá como limite o saldo da conta, os limites prudenciais e os limites de utilização no estrangeiro estabelecidos pelo banco emissor do cartão.

MAIS: EMIS. Kwik vai marcar o futuro dos pagamentos de retalho em Angola

Por outro lado, quando o cartão de débito, emitido por um banco angolano, é utilizado no exterior do país, através de um Caixa Automático (CA/ATM) ou Terminal de Pagamento Automático (TPA), é enviada uma mensagem em tempo real ao banco emissor do cartão a pedir a autorização para concretizar a operação.

Nessa solicitação é indicado o montante em moeda estrangeira da operação, a taxa de câmbio a utilizar e demais comissões.

Ato contínuo, o banco emissor do cartão autoriza ou recusa o pedido. Se autorizar, é debitada a operação na conta que está associada ao cartão pelo contra valor e mais comissões devidas.

A parceria entre a EMIS e a Mastercard vai permitir a coexistência de duas marcas num único cartão de pagamento, emitidos pelos Bancos Comerciais angolanos, o que significa que sempre que o cartão de débito multi marca for utilizado em território nacional será considerado como sendo “cartão de débito MULTICAIXA“, e no sentido inverso, sempre que for utilizado no estrangeiro, será considerado “cartão de débito Mastercard”, estando sempre todas as operações ligadas à Conta de pagamento do seu titular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui