O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM), a entidade responsável pelo concurso público através de um comunicado avançou que o prazo de apresentação de candidaturas à quarta licença global de telecomunicações foi novamente prorrogado para dia 22 de Janeiro.
O primeiro adiamento tinha acontecido no dia 2 de Novembro, quando o INACOM, a entidade responsável pelo concurso público, declarou a necessidade de “proporcionar maior flexibilidade” ao limite inicialmente estabelecido. O prazo estabelecido terminava no dia 8 de Dezembro.
Os candidatos qualificados nesta fase serão convidados a apresentar as suas propostas técnicas e financeiras num prazo de 60 dias. No comunicado publicado na segunda-feira, o INACOM volta a falar na necessidade de “proporcionar maior flexibilidade ao nível da apresentação de candidaturas”.
Para divulgar o concurso, foram realizadas apresentações internacionais em diversas regiões (países vizinhos, Europa e Médio Oriente), com o objectivo de captar o crescente interesse da parte de grandes operadores nas telecomunicações.
Actualmente, o país conta com três operadoras, com a UNITEL a liderar o mercado, com cerca de 80% de quota, à frente da Movicel, com um peso de cerca de 20% e a Angola Telecom (empresa estatal em processo de privatização) com uma posição residual.