O canal de televisão Cabo-verdiano (TVA) iniciou a sua internacionalização através da emissão por cabo em Portugal, com uma forte aposta na informação e sobretudo na programação e entretenimento feito em Cabo Verde para o mundo.
Com presença em sinal aberto em Cabo Verde desde o ano passado, a TVA começa assim a ser difundida em Portugal, através do canal 197 da MEO, uma aposta que se prende com a forte presença de Cabo-verdianos em Portugal e também com a estratégia de entrar no mercado Europeu, segundo o administrador da estação televisiva, Saulo Montrond.
Em entrevista a à Agência Lusa, o Administrador diz que em relação à informação, o canal terá Jornalistas em Portugal que irão cobrir a atualidade da comunidade e noticiar os casos de sucesso dos naturais de Cabo Verde em Portugal e seus descendentes.
“A TVA irá transmitir notícias de Cabo Verde em Portugal e de Portugal para Cabo Verde”, informou.
MAIS: Primeira fase da Televisão Digital Terrestre de Cabo Verde está concluída
Saulo Montrond frisou ainda que a aposta deste canal é sobretudo na produção Cabo-verdiana para a ficção e entretenimento “de grande qualidade”.
“Vamos produzir a primeira série televisão 100% Cabo-verdiana, que se chamará Lua Minguante, produzida e filmada em Cabo Verde, mas também com imagens em Portugal e nos Estados Unidos e atores desses países”, revelou o administrador.
Tendo como base essa produção cinematográfica, já está a arrancar a formação de artistas e técnicos nas várias áreas, adiantou.
O Administrador da TVA reiterou também que a TVA pretende avançar em mais Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
“Estamos a negociar a nossa entrada em outros países, como a Nigéria”, revelou ainda.