O Campeonato Africano das Nações, CAN 2019, vai contar a partir dos quartos de finais da competição, com tecnologia de ponta.
Trata-se do VAR (Video Assistant Referee), um sistema tecnológico que permite que o árbitro assistente através do vídeo, analise as decisões tomadas pelo árbitro principal, com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para comunicação.
Vai ser implementada a partir dos quartos de finais da taça das nações CAN 2019, a tecnologia (VAR) que foi planeada pela CAF para auxiliar os árbitros na tomada de decisões durante os jogos realizados no campeonato, de acordo com a CAF estas inovações tecnológicas poderá deixar os resultados pretendido mais prudentes nas competições.
O anuncio foi feito pelo, até então, presidente da Confederação Africana de Futebol, (CAF) Ahmad Ahmad, que adiantou igualmente, que a pratica desportiva na atualidade envolve uma série de inovações tecnológicas que podem fazer a diferença nos resultados praticados, essas inovações podem ser encontradas nos materiais utilizados do VAR.
Esta tecnologia VAR será utilizada pela primeira vez na maior competição de futebol do continente berço, a Taça das Nações Africanas CAN 2019. Lembrando que a nível de clubes, o VAR foi usado na fase final da Liga dos Clubes Campeões de África.
Será que a tecnologia ajudará a resolver o problema das falhas humanas?