Camarões investe USD 100 milhões na promoção da economia digital

2668

Os Camarões garantiram USD 100 milhões da International Development Association (IDA) do Banco Mundial para impulsionar a sua economia digital, com apoio específico para a tecnologia agrícola.

O financiamento será utilizado para apoiar um projecto governamental, Aceleração da Transformação Digital dos Camarões, a ser implementado pelo Ministério dos Correios e Telecomunicações, Ministério da Pecuária, Pesca e Indústria Animal e Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural. Prevê-se que funcione até 31 de março de 2027.

O projecto será dividido em três componentes: em primeiro lugar, reduzir as clivagens digitais que afectam as áreas rurais, melhorar a conectividade e inclusão digital, em segundo lugar, apoiar a melhoria do ambiente estratégico, político e regulatório para o surgimento de uma economia digital vibrante, segura e inclusiva e, em seguida, em terceiro lugar, facilitar a implementação de soluções baseadas em dados para impulsionar a inovação no sector agrícola.

Espera-se que todos esses componentes sejam alcançados por meio da conexão de investimentos públicos, incluindo escolas, centros comunitários, hospitais, escritórios administrativos locais e postos de segurança.

A infraestrutura de TI também será construída em áreas rurais. O projecto também apoiará o empreendedorismo digital e dará assistência a pequenos agricultores e organizações de produtores para promover a adoção de inovações desenvolvidas por start-ups de agrotecnologia.

Em um relatório de 2021 intitulado “Dinâmica do acesso à Internet nos Camarões: tendências, desafios e perspectivas” , a organização da sociedade civil ADISI-Cameroun destaca a divisão de gênero digital, cortes constantes de electricidade, serviços de internet deficientes, infraestrutura de internet deficiente, alto custo de pacotes de dados/chamadas, serviços limitados de Internet e analfabetismo digital como factores que impedem o crescimento digital nos Camarões.

MAIS: Contratos públicos em Camarões serão adjudicados exclusivamente online

Espera-se que o projecto actual estimule o crescimento económico, a productividade e a criação de empregos, já que as TICs são mantidas como uma prioridade estratégica na ambição dos Camarões de passar de um país de renda baixa para um de renda média alta até 2035.

Abdoulaye Seck, Director do Banco Mundial para os Camarões, disse: “Ao apoiar as reformas nas políticas, regulamentações e fortalecimento da capacidade institucional, o projecto melhorará o acesso à banda larga e ajudará a estimular o crescimento e a inovação, promover a concorrência e facilitar o investimento na economia digital e no sector agrícola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui