Camarões e Quénia anunciam colaboração tecnológica para combater crimes cibernéticos

1861

Na tentativa de conter a crescente onda de crimes cibernéticos nos Camarões e no Quénia, as autoridades de ambos os países planejam estabelecer uma plataforma comum a ser partilhada entre a Agência Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação dos Camarões (ANTIC) e a Autoridade de Comunicações do Quénia.

O director geral da ANTIC, professor Ebot Enaw, disse que nuvem, big data, análise avançada, inteligência artificial, aprendizado de máquina e IOT são facilitadores da transformação digital e principais impulsionadores do desenvolvimento sustentável.

Ebot Enaw avançou que embora essas tecnologias estejam a remodelar as indústrias inteiras, isso não é isento de riscos. “Com os Camarões e Quénia a aumentar progressivamente o acesso à internet de banda larga, as questões relacionadas à segurança cibernética e crimes cibernéticos estão a surgir e, como tal, há uma necessidade premente de garantir que cidadãos, governos e empresas sejam protegidos.”

Enaw acrescentou que o aumento exponencial no uso de TIC e troca de informações sem fronteiras em tempo real “tornou a segurança cibernética uma questão transnacional complexa” que requer cooperação global para garantir uma comunidade cibernética segura.

MAIS: Sector bancário é a indústria que mais sofre ataques de hacker no país

O major Dmitry Gwandho, do Colégio Nacional de Defesa do Quénia, acrescentou que a cooperação regional é fundamental para garantir o continente africano. “Camarões é irmão do Quénia e parceiros na segurança e no desenvolvimento do continente africano”, disse Gwandho.

Durante a sua estadia nos Camarões, a delegação do Quénia, incluindo o Brigadeiro Mwamburi Joakim do National Defense College Kenya, e Rosemary Ochieng, Primeira Conselheira do Alto Comissariado do Quénia, Abuja-Nigéria, visitarão várias organizações de TI, incluindo o Conselho Regulador de Telecomunicações, Camarões Telecomunicações, Instituto Africano de Ciências da Computação e Escola Nacional Avançada de Engenharia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui