Mais de quinhentos metros de cabos de fibra ótica de 24 pares da Angola Telecom foram vandalizados, no último final de semana, no troço 105 entre a cidade de Ondjiva ao município de Ombadja, província do Cunene, por indivíduos desconhecidos.
Segundo o diretor da Angola Telecom no Cunene, Fernando Santos, falando aos jornalistas, diz que muito provavelmente os cabos foram retirados no período noturno, visto que durante o dia a equipa técnica trabalhou no local.
Fernando Santos frisa que se espera que nos próximos 90 dias, seja devolvido um projeto para a recuperação da fibra ótica, no sentido de voltar a conectar a província do Cunene com a Huíla, que se encontra a cinco anos desligada da linha.
“A vandalização vai condicionar o cumprimento da meta estabelecida, mas estamos a envidar esforços para a reposição do cabo, dando sequência ao ritmo dos trabalhos e recuperar o tempo”, reiterou.
MAIS: Angola Telecom com incapacidade financeira de continuar curso normal de negócios
O Diretor argumentou ainda que, para o cumprimento do cronograma, estão trabalhando duas equipas, sendo uma oriunda da Huíla e outra de Ondjiva, para fazer o cruzamento na sede do município da Cahama.
Por fim, acrescentou que há uma estrita necessidade de se garantir a segurança ao longo da linha, para que situações do género não voltem acontecer, por se tratar de um material que custa muito caro no mercado. O responsável pediu a colaboração das autoridades tradicionais e da população para controlarem a linha, bem como denunciarem os indivíduos que tentarem vandalizar de novo.
Fernando Santos sublinhou também que vão programar ações de sensibilização das comunidades sobre a importância da fibra ótica, no desenvolvimento da província, para estarem mais atentos.