Em tempos surgiram informações de que o projecto do cabo SACS já estava 46% concluído, visto que estava ser concluído o estudo do percurso do cabo, durou mais de um mês e meio e exigiu a participação de cerca de 50 técnicos a bordo da embarcação.
O SACS, que deve passar a operar a partir de 2018, também caminha para novas fases. A Angola Cables acaba de finalizar o processo mais importante para instalação do cabo no oceano, o Survey (radiografia do solo marítimo). E já iniciou o transporte e carregamento do cabo para a extremidade da costa angolana. A ocasião representa um marco importante no desenvolvimento de um dos mais importantes projectos globais da Angola Cables.
Com a etapa de Survey concluída com sucesso, a Angola Cables pode assegurar que o SACS será implantado na rota mais adequada, evitando os pontos que podem danificar o mesmo. A conclusão da fase de Survey produziu informações que estão a permitir fabricação final do cabo.
Actualmente, o cabo está a deixar a fábrica em direcção à Angola para a sua instalação. Isto marca significativamente o início da instalação submarina e um passo mais próximo na conclusão do SACS. Quanto a construção do mesmo, está a ser feita pela NEC, no Japão. E a Angola Cables contratou a Ocean Specialists, Inc (OSI) para supervisionar o processo de construção do cabo para, dessa forma, assegurar que os mais altos níveis de qualidade fossem considerados na execução da obra.