Vários utilizadores do YouTube confirmaram recentemente um bug, que parece ter causado alguns sustos e dores de cabeça para certos criadores. Durante a última semana, vários canais da plataforma foram subitamente removidos, com os criadores a receberem apenas a mensagem de que o conteúdo foi removido por ser contra as regras da plataforma.
Ter um canal do YouTube eliminado, sobretudo quando este é o ponto de receitas para muitos criadores, pode ser algo problemático. Ainda mais quando isso acontece de forma inesperada.
Vários criadores afirmam que, durante a última semana, os seus canais foram subitamente removidos. Em resposta, o YouTube apenas indicava por email que o canal teria sido removido por violar os termos de “Spam, práticas enganosas e golpes”.
MAIS: Cristiano Ronaldo estreia-se no YouTube e quebra recorde mundial
O problema afecta tanto canais que possuem conteúdos publicados, e que estão a ser activamente usados, mas também canais que nunca enviaram qualquer conteúdo para a plataforma diretamente.
Face ao problema, o YouTube já veio confirmar que se trata de um bug, onde contas aleatórias podem ser subitamente removidas. Quando a conta é removida, os utilizadores apenas recebem uma mensagem via email com a confirmação da medida.
A Google afirma que está ciente do problema, e que se encontra a trabalhar para resolver o mesmo. As contas dos criadores afetadas encontram-se igualmente a ser restauradas, sendo que a empresa apela a que os utilizadores tenham paciência no processo.
Esta indica ainda que os conteúdos que foram removidos dos canais podem ainda demorar alguns dias a surgir completamente nos mesmos – o que inclui vídeos, comentários e playlists.