Menos Fios

Brasil vai apostar na tecnologia espacial

O Presidente do Brasil assinou um acordo para a construção do Parque Tecnológico Aeroespacial de Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia, com um investimento inicial de 650 milhões de reais. Lula da Silva participou na assinatura do acordo de parceria firmado pelo Governo, através do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o estado da Bahia e o Senai Cimatec.

Vir aqui anunciar o lançamento do Parque Tecnológico não é uma coisa qualquer. É preciso entender que fomos colocados no mundo para teimar, para provar que nada é impossível”, disse o Presidente brasileiro num discurso citado pela Lusa.

O Parque Tecnológico de Salvador será dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

MAIS: Brasil lança app para bloquear telemóvel roubado

Além dos cursos técnicos, o parque oferecerá especializações em Engenharia Aeronáutica e mestrados em tecnologias inovadoras em sectores como aeronáutica e aeroespacial, segundo um comunicado da Presidência brasileira. No seu discurso, Lula da Silva destacou que o Brasil “tem que se dar uma chance porque é grande demais para ser tratado como um país pequeno. Este país tem um potencial extraordinário e já poderia se estabelecer como a quinta maior economia do mundo, mas há quem insista em retroceder”.

O Chefe de Estado brasileiro afirmou também a importância de investir em novas universidades e centros tecnológicos no Nordeste brasileiro, uma região afetada pela pobreza, e avaliou que o projeto pode estimular o crescimento do país e gerar empregos.

Não haverá emprego se não houver investimento em tecnologia, seja na indústria, no comércio ou na agricultura”, disse Lula da Silva.

Além dos cursos, o local abrigará centros de pesquisa avançados na área aeroespacial, através de associações com empresas, como a brasileira Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, e a empresa italiana Leonardo.

Exit mobile version