O Banco de Poupança e Crédito(BPC) voltou a ter um site activo quase dois anos após sofrer um ataque cibernético, onde afetou os seus servidores e a sua plataforma tecnológica.
Com a URL https://www.bpc.ao/, o mesmo ainda está em fase experimental, como pode ver-se na página inicial da plataforma, sendo que demorou todo este tempo a ser criado porque os responsáveis da instituição bancária pretendiam recuperar toda a informação que disponibilizavam no site que foi abaixo, após o ataque cibernético.
“Este novo site levou o tempo que levou a ser criado, porque pretendíamos recuperar toda a informação do outro site. Mas, infelizmente, não foi possível, apesar dos nossos esforços“, revelou uma fonte anónima ao semanário Expansão.
MAIS: Crimes cibernéticos custaram mais de um bilião de kwanzas aos angolanos em dois anos
Segundo ainda a fonte, o novo site ainda vai ser melhorado de forma a conformar-se com as exigências do Banco Nacional de Angola (BNA).
“O site ainda é experimental. Estamos a trabalhar nele para podermos disponibilizar mais informação regulatória, produtos e outras informações, exigidas pelo BNA“, sublinhou.
De informar que a 20 de setembro de 2021 a plataforma tecnológica de suporte às atividades do BPC sofreu um ataque cibernético de origem e causas desconhecidas, onde tão logo o ataque foi detetado, o banco seguiu os protocolos de segurança previstos para proteger a integridade dos ativos financeiros dos clientes e deu início a uma rigorosa investigação sobre a ocorrência.