Actualmente tem se sentido uma certa lentidão no envio de arquivos pela tecnologia Bluetooth, que os usuários já começam a optar por instalar outros aplicativos como CShare e os demais que existem no mercado.
Segundo a Bluetooth SIG (empresa responsável pela tecnologia), em 2016 o sistema vai obter um aumento de velocidade de 100% em relação a velocidade actual na transferência de ficheiros e o consumo de energia não vai aumentar quando os usuários estiverem usando o Bluetooth.
Actualmente alcance máximo na transferência de ficheiros via Bluetooth é de 100m e a velocidade máxima é de 24 Mbit/s dependendo da classe.
Outro detalhe importante, é que continuam a ser envidados esforços para que a tecnologia suporte redes em malha, o que permitirá que consiga estabelecer ligações com vários dispositivos em simultâneo. As empresas que trabalham com automatização devem estar a aguardar com bastante ansiedade, uma vez que o bluetooth é uma tecnologia bastante fiável, caso o alcance se torne maior, decerto que será usada preferencialmente.
Será que esse Update valerá a pena?