A BlackBerry, que já foi considerada uma das grandes dominadoras do mercado dos smartphones, devido aos seus conhecidos equipamentos, vendeu todas as suas patentes associadas ao universo mobile, revela o Prnewswire.
Com essa decisão, isto é, vender todos estes ativos para a Catapult IP Innovations Inc., a marca canadiana acaba por colocar um ponto final na sua existência, apesar de anos atrás ter um excelente leque de smartphones e de ter sempre investindo muito no campo das novas tecnologias.
Com esta venda a BlackBerry fecha de vez a sua participação no mercado mobile, depois de todo o sucesso. A marca dispensa assim patentes como o seu teclado físico, o serviço de mensagens e muitos outros. Do que revelaram, isto não terá qualquer impacto para os utilizadores atuais.
MAIS: A partir de hoje, 04 de Janeiro, os BlackBerry deixam de funcionar
Segundo o que é revelado, pela conceituada plataforma, essa transação trará um grande encaixe financeiro para a BlackBerry, visto que vai ganhar 600 milhões de dólares, embora que não vão ser pagos de uma única vez. Pelo que foi informado, uma quantia inicial de 450 milhões vai ser já avançada, ficando 150 milhões para pagar ao fim de 3 anos.
Sobre a nova dona das patentes associadas ao universo mobile, dizer que a Catapult IP Innovations Inc é na verdade uma empresa recente que foi criada com o propósito de comprar as patentes da BlackBerry, onde essa venda é um movimento claro para que se inicie um controlo grande e que vai trazer trabalhos para os tribunais, com processos para quem estiver a usar estas tecnologias.
Para alguns analistas, são de opinião que a Catapult IP Innovations Inc será uma empresa que terá apenas e só estas patentes como ativos, não tendo qualquer fonte de lucro, e onde vai colocar essas mesmas patentes como meio de se capitalizar e para isso terá de licenciar a tecnologia ou exigir pagamentos a quem a estiver a usar.