Sabemos que a informação é um dos bens mais importantes e a necessidade de protegermos os nossos dados é cada vez maior.
Nos PCs (Windows), mesmo tendo senha no usuário, existem diversas formas de outras pessoas terem acesso as nossas informações sem ter a senha, como por exemplo fazendo boot em um sistema operacional, Windows ou Linux, a partir de um CD ou pendrive.
As nossas informações estão realmente protegidas quando usamos algum tipo de criptografia. Pensando nisso, a Microsoft disponibilizou a partir do Windows Vista (Ultimate e Enterprise) o BitLocker, uma ferramenta que nos possibilita criptograr todos os nossos dados.
Ao contrario de alguns serviços que só protegem alguns dados específicos, o BitLocker quando activado numa unidade de disco, criptografa todos os dados nela contida. Para tal só precisamos activar o mesmo na unidade de disco que desejamos e desta forma teremos os dados todos protegidos.
BitLocker To Go para proteção de Pen Drives e HD’s Externos
.
A Microsoft lançou no Windows 7 uma extensão do BitLocker para proteger os dispositivos moveis (ex: Pen Drives, HDs Externos), o BitLocker To Go. Este tipo de dispositivos acabam sendo a maior preocupação dos usuários, pois facilmente os esquecemos em algum lugar.
Quando activado, o BitLocker To Go pede uma senha ao tentarmos abrir o dispositivo móvel, protegendo desta forma os dados.
Aspectos negativos (BitLocker To Go):
- BitLocker To Go existe apenas no Windows 7 e posterior
- Necessidade de usar o BitLocker To Go Reader para ler o dispositivo nos Windows Vista e XP
- Nos Windows Vista e XP só permite a leitura e cópia dos dados
- Não impede a formatação do dispositivo
O uso do do software é bem simples, mas mesmo assim, deixamos aqui um vídeo do Daniel Donda, mostrando como usar o BitLocker e o BitLocker To Go.