De acordo com as informações avançadas pela agência Reuters, a popular criptomoeda Bitcoin pode chegar aos 100.000 dólares até ao final do ano de 2024. A estimativa foi lançada pelo banco britânico Standard Chartered nesta segunda-feira (24). Segundo a instituição bancária sediada em Londres, a fase do chamado “inverno cripto” chegou ao fim, indicando assim que as moedas digitais estão a sair da fase negra.
Existem alguns fatores que podem contribuir para este crescimento. Geoff Kendrick, diretor de pesquisa de ativos digitais do Standard Chartered, disse que por um lado temos a instabilidade e turbulência no setor bancário tradicional e uma estabilização dos ativos de risco à medida que a Reserva Federal dos Estados Unidos encerra o seu ciclo de aumento de taxas e melhora o lucro da mineração de criptomoedas. O executivo adianta que:
Embora as fontes de incerteza permaneçam, acreditamos que o caminho para o nível de US$ 100.000 está a tornar-se mais claro.
Em novembro de 2021, os Bitcoins chegaram a valer quase 65.000 dólares, mas atualmente vida das criptomoedas não tem os melhores dias, tendo o valor caído a pique no geral. Contudo, nas primeiras semanas deste mês de abril o do valor Bitcoin já se encontrava acima dos 30.000 dólares, montante que não era alcançado desde junho de 2022.
MAIS: Bitcoin cai abaixo dos 20.000 dólares, o menor valor desde dezembro de 2020
Por sua vez, através da plataforma CoinMarketCap verifica-se que a mais popular criptomoeda vale atualmente 27.284,74 dólares.
São comuns as previsões acerca da valorização desta e de outras moedas digitais. E embora este seja um mercado volátil, há sempre algum padrão que permite estimar como vão correr as coisas no futuro. A Reuters recorda que, em novembro de 2020, um analista do Citi disse que o Bitcoin poderia chegar aos 318.000 dólares até ao final de 2022. Mas a criptomoeda fechou o ano em queda de cerca de 65% com um valor de ‘apenas’ 16.500 dólares.