Bill Gates apresenta sanita inovadora que não precisa de água

4384

O fundador da Microsoft, Bill Gates apresentou na passada Terça-feira, 6 de Novembro, em Pequim, China, uma sanita que não necessita de água ou ligação a sistemas de saneamento, transforma os dejetos em fertilizante, o que poderá reduzir a mortalidade infantil nos países mais pobres.

O filantropo norte-americano mostrou o novo modelo ao público numa exposição dedicada a novas soluções sanitárias, que visa “reinventar as sanitas” e acelerar a adoção e comercialização de sistemas inovadores.

A fundação de Bill Gates e da sua mulher, Melinda Gates, gastou 200 milhões de dólares desde 2011 para promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologia sanitária segura. Segundo a Unicef, quase 900 milhões de pessoas não têm escolha senão fazer as suas necessidades ao ar livre. Só na Índia, estima-se que sejam 150 milhões.

“Esta exposição apresenta, pela primeira vez, tecnologia e produtos de saneamento descentralizados e totalmente novos, e prontos a serem comercializados”. Este novo modelo está a ser testado na cidade sul-africana de Durban, onde também estão a ser testados outros modelos, que se alimentam de energia solar, explicou Gates.

O multibilionário explicou que a rápida expansão destes novos produtos e sistemas de saneamento que não necessitam de estar conectados a nenhuma rede poderá reduzir drasticamente o número de mortos e o impacto da falta de higiene na saúde da população nos países mais pobres.

O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, destacou que o saneamento é uma das prioridades para a sua organização, que se vai aliar com a Fundação Bill e Melinda Gates para levar instalações sanitárias seguras a todas as partes do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui