Os bilhetes electrónicos GiraMais vão substituir o pagamento de bilhetes convencionais nos autocarros nas províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo, Malanje e Cabinda, revelou a Empresa Nacional de Bilhética Integrada (ENBI).
Segundo a instituição, a substituição vai decorrer gradualmente a partir do último mês de 2024, nos autocarros públicos, “prevendo-se que no final do primeiro trimestre de 2025 os passageiros utilizem regularmente o passe GiraMais para as suas deslocações”, informa o ENBI.
“Esta medida enquadra-se no âmbito da modernização e da transformação digital em curso no transporte urbano de passageiros e visa simplificar o processo de pagamento, reduz os riscos associados ao manuseio de dinheiro em locais públicos, e melhorar a eficiência operacional das empresas operadoras“, explica o regulador.
MAIS: Sistema de modelo de bilhética com suporte de meios de pagamento online chega a Huíla
Pelo que adianta o documento, o pagamento diário do bilhete pelo cartão GiraMais terá lugar, numa primeira fase, a bordo dos autocarrps que circulam entre a Avenida Deolinda Rodrigues (Km 30 – 1. de Maio), a Avenida Fidel de Castro (inicio Via Expressa – Vila de Cacuaco) e a Estrada de Cacuaco (Vila de Cacuaco – São Paulo e Vila de Cacuaco – Baleizão).
Nos últimos anos, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada tem desenvolvido soluções tecnológicas integrais que aumentam a oferta de meios à população, tornando a mobilidade das pessoas em todo o país cada vez mais fácil, segura e rápida.
O passe Giramais é uma destas soluções tecnológicas que trouxeram agilidade e eficácia ao sistema de transporte público no país. Para passarem as catracas, os utentes apenas têm que aproximar o passe aos validadores electrónicos instalados nos autocarros públicos que circulam em Luanda e noutras zonas do país, evitando demoras e longas filas para aceder às unidades. A instalação destes mecanismos digitais foi apenas o primeiro passo de uma estratégia de modernização tecnológica do sector.