Menos Fios

Biblioteca Nacional de Angola vai apostar na digitalização dos acervos bibliográficos

A digitalização dos acervos bibliográficos é um dos principais objectivos da Biblioteca Nacional de Angola, segundo a directora da instituição, Diana Luhuma.

Falando durante a palestra com o tema “Bibliotecas, Mediação e Protagonismo Social”, organizada pela instituição para celebrar o Dia Mundial das Bibliotecas, a responsável frisou que com a inovação tecnológica foi criada uma página web da biblioteca e a digitalização do acervo bibliográfico. Com a criação da página, disse, possibilitará a divulgação dos serviços prestados e as formações que se realizam na organização.

Diana Luhuma referiu que continuaram a levar a cabo o projecto de digitalização do acervo bibliográfico, no sentido de facilitar a consulta aos leitores. Um outro desafio, frisou, é a construção das novas instalações da Biblioteca Nacional de Angola.

O local em que estamos já não atende a procura daquilo que são os nossos serviços, e o depósito que temos, a cada dia que passa, torna-se pequeno para o acervo bibliográfico”.

MAIS: Digitalização de arquivos reduz tempo no atendimento na Biblioteca Provincial

Por fim, a directora sublinhou que é importante a formação profissional em biblioteconomia, porque a instituição prima pela formação dos técnicos a nível das bibliotecas existentes no país. Diana Luhuma garantiu continuar a trabalhar na formação dos técnicos, de forma que os mesmos desempenhem bem as suas funções.

A directora disse que a Biblioteca Nacional de Angola tem a incumbência de coordenar a rede de bibliotecas a nível do país, e dar o apoio metodológico às bibliotecas municipais, distritais, comunais, universitárias e as comunitárias, que começam a ganhar força no país.

Exit mobile version