O Banco Central de Angola iniciou um projecto de transformação digital para modernizar a sua infraestrutura tecnológica e alavancar as mais recentes inovações. Este esforço resultou em benefícios substanciais, aumento das capacidades e a agilidade do banco e estabeleceu as bases para futuras inovações.
Armindo Fortes, Director de TI do Banco Nacional de Angola (BNA), explica que, “embora o nosso sistema SAP anterior fosse inovador para o sector de serviços financeiros do nosso país, a sua natureza desactualizada e a sua extensa personalização necessitaram de uma mudança. Com o apoio dos nossos valiosos parceiros da PwC e da SAP, empreendemos um projecto para substituir o nosso sistema legado e introduzir as novas capacidades cruciais para as operações do banco.”
Como instituição responsável pela emissão e gestão da moeda nacional de Angola, pela supervisão do sistema bancário e pela definição das políticas monetárias, o BNA colaborou estreitamente com o parceiro de implementação PwC e SAP para garantir o sucesso do projecto.
MAIS: Banco Nacional de Angola confirma que sofreu ataque cibernético
Tito Tavares, Diretor da PwC Angola, destaca os objetivos do projecto, afirmando que, “a nossa equipa identificou oportunidades chave para a transformação digital, incluindo a migração para a plataforma avançada S/4HANA da SAP para desbloquear novos processos de negócio e melhorar a digitalização e automação. Além disso, a solução de Gestão de Caixa foi atualizada para se alinhar com as capacidades de Gestão de Estoque, fortalecendo a tesouraria e a liquidez para instituições financeiras locais. O projecto também proporcionou capacidades robustas de relatórios de gestão para apoiar o papel de supervisão do BNA.”
A implementação do SAP S/4HANA produziu vários benefícios, incluindo melhor desempenho do sistema, relatórios de gestão simplificados e uma base para o lançamento de novos produtos e serviços para reforçar o sistema financeiro de Angola. Fortes observa que soluções adicionais, como SAP BW4/HANA e SAP Ariba, já estão sendo integradas, impulsionando melhorias adicionais nos processos de negócios e na eficiência da troca de dados.
O BNA está preparado para o crescimento e inovação futuros. Através de iniciativas eficazes de gestão da mudança e de formação contínua, foi dada prioridade à adopção do novo sistema pelos utilizadores, garantindo que a implementação se traduz em resultados comerciais tangíveis.
Kholiwe Makhohliso, Director Geral da SAP Africa, enfatiza a importância da adopção da tecnologia nas operações bancárias, afirmando que “ao adoptar as mais recentes inovações da SAP, o Banco Nacional de Angola está preparado para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e fornecer aos decisores insights em tempo real. Com um roteiro para inovações futuras, o BNA está bem posicionado para aproveitar os benefícios da transformação digital nos próximos anos.”
Boa tarde a todos a iniciativa que o BNA adotou será mais uma valia para o BNA e para o país porque o SAP trará soluções, na quela que tencido as dificuldades que o BNA tem vivido. Nós os consultores da SAP em Angola teremos oportunidade de prestar algumuns serviços estamos de parabéns nós os angolanos.