Menos Fios

Banco dos Estados da África Central é pressionado a criar uma criptomoeda conjunta

O Banco dos Estados da África Central está sendo pressionado a introduzir uma moeda digital comum para ser usada nos seus seis estados-membros, segundo uma informação publicada pela Bloomberg.

O conselho do banco enviou um e-mail para a instituição detalhando como o uso de uma moeda digital comum modernizaria as estruturas de pagamento e promoveria a inclusão financeira regional.

Muito recentemente a Nigéria, que não é atendida pelo banco, lançou oficialmente uma moeda digital do banco central (CBDC) chamada eNaira, que gerou discussão entre outras nações subsaarianas.

MAIS: África pode se beneficiar substancialmente com a adoção de criptomoedas

O Banco dos Estados da África Central atua como banco central para os estados-membros da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC). São eles: Camarões, Gabão, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial e República Centro-Africana.

A República Centro-Africana adotou o Bitcoin (BTC) como moeda legal em abril. No entanto, o banco central da sub-região opôs-se fortemente à decisão, rotulando-a como “incompatível com os acordos e convenções que regem” a entidade.

Exit mobile version