Quando pensamos que ninguém tentará criar mais dispositivos inteligentes, eis que aparece um “balde de lixo inteligente“.
Esse balde de lixo tem um sensor infravermelho que detecta quando alguém está a depositar o lixo nela. O balde tem um ecrã onde o utilizador pode se identificar e um scanner de códigos de barra o tipo de lixo que está a ser depositado. A parte inteligente do balde foi construída com base num chip Raspberry Pi, uma bateria alimentada por painéis solares e um ecrã sensível ao toque (touchscreen). O balde foi baptizado de “ECan”.
Depois de depositar o lixo o utilizador poderá ganhar uma moeda virtual, denominada “Emrals“. Essas moedas poderão ser usadas como dinheiro real ou ainda para conseguir descontos em algum produto.
O criador do dispositivo pretende que o balde inteligente forneçam Internet e Emrals grátis, ou seja, para além de um balde de lixo a “ECan” também será um ponto de acesso à internet.
Outra funcionalidade interessante da Ecan é funcionar como um dispositivo para localizar zonas com acumulação de lixo. O usuário que limpar uma zona assim, recebe moedas virtuais.
Em Angola, já se fala em novos modelos para recolha de lixo, quem sabe esse modelo não funcionaria por aqui. E no final, se não desse certo, sempre teríamos hotspots Wi-Fi.
Fonte: Motherboard