Ataques de phishing aumentaram 40%, revela estudo

1378

Segundo a Kapersky, em 2023 registou-se uma subida de “mais de 40% e atingindo um número impressionante de 709.590.011 tentativas de aceder a ligações de phishing”.

A análise anual da Kaspersky do cenário de ameaças de spam e phishing revelou uma tendência persistente em 2022: um aumento acentuado nos ataques de phishing. Esta tendência continuou a aumentar em 2023.

Segundo a Kapersky, em 2023 registou-se uma subida de “mais de 40% e atingindo um número impressionante de 709.590.011 tentativas de aceder a ligações de phishing”.

“Para além de um pico significativo na atividade de phishing, observado em maio e junho, o número de ataques aumentou de forma constante ao longo do ano. Esta tendência pode estar relacionada com o início da época festiva, durante a qual os burlões propagam habitualmente esquemas relacionados com viagens, tais como bilhetes de avião falsos, excursões e ofertas de hotéis”, sublinhou a Kapersky.

MAIS: Medidas para lidar com ataques de phishing

A integração generalizada de tecnologias, com a incorporação do chat GPT, “proporcionou novas oportunidades aos criminosos de explorar novas formas de ataque. No entanto, estes não se esqueceram das suas táticas clássicas consagradas pelo tempo”.

“Lançamentos, eventos e estreias de grande visibilidade, como o filme da Barbie e do Willy Wonka, continuam a ser irresistíveis para os phishers e para os burlões, cujos websites falsificados atraíram aqueles que estavam ansiosos para ter acesso à próxima grande estreia antes do previsto ou com algum desconto”, revelou a análise.

“O phishing continua a ser uma ameaça predominante no panorama digital atual, evoluindo constantemente para enganar os utilizadores desprevenidos. A vigilância e o ceticismo são as nossas melhores defesas contra a possibilidade de sermos vítimas destes esquemas maliciosos. Seja cauteloso, verifique antes de clicar e proteja a sua identidade digital”, sublinhou Olga Svistunova, especialista de segurança na Kapersky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui