Ataques cibernéticos é destaque em fórum de cibersegurança

1894

Decorre hoje o 1.º Fórum sobre Cibersegurança, que vai juntar vários especialistas para discutirem estratégias, visando aprofundar a segurança das redes e dos sistemas de informação com objetivo de aumentar as garantias de uma utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço, por parte de todos os cidadãos e das entidades públicas e privadas.

Organizado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o evento vai contar com presença e intervenções do ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, bem como dos titulares das pastas das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, das Finanças, Vera Daves de Sousa, Energia e Águas, João Baptista Borges, e do governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.

Em comunicado oficial a organização esclarece que nos últimos tempos o ciberespaço está em desenvolvimento exponencial, e por consequência, aumentam também o número e sofisticação das ameaças e das vulnerabilidades.

Em proporcionalidade aumentam os riscos para os processos e infraestruturas, bem como para os modelos económicos, sociais e culturais que assentam na sua utilização”, acrescenta a nota.

MAIS: Governo vai criar academia de cibersegurança para cobrir défice de quadros

Por isso, o 1.º Fórum sobre Cibersegurança vai centrar-se numa mesa redonda com o tema: A visão das entidades públicas sobre o impacto dos ataques cibernéticos na sua atividade, onde serão ainda debatidas a importância da legislação angolana no combate ao CiberCrime, o impacto da prevenção do CiberCrime e o centro de operações de segurança ao serviço da CiberSegurança do governo, empresas pública e privadas.

Durante o fórum vai ainda ser abordado a questão da instalação da Academia de CiberSegurança, a par das já existentes no Instituto de Telecomunicações (ITEL), com vista a certificação de jovens angolanos, recém-licenciados neste sector.

Para mais informações sobre o evento, clica em aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui