As novidades do Android L, a nova versão do S.O da Google

2717

Android L

Ontem, durante a conferência dedicada aos desenvolvedores, a Google decidiu mostrar um pouco do futuro do Android. Esqueçam o “Lollipop”, a nova versão do sistema operativo da Google será chamada de “L”.

Identidade visual

Esta nova versão Android tem uma nova identidade visual. A google anunciou que o novo modelo visual foi baseado numa técnica chamada “Material Design”. O Chrome OS e outros serviços web da Google receberão o mesmo tratamento, como tem sido habitual. Foi disponibilizado um vídeo para explicar a nova estratégia:

Depois do “choque” da mudança de identidade visual, falou-se em melhorias nas notificações e no desempenho do sistema operativo. Mas outros pontos mereceram o destaque da Google, veja abaixo:

Consumo de energia

Começamos pelo mais importante, será que o Android L consumirá menos a carga da sua bateria? Pelos vistos, sim. A Google anunciou que está a trabalhar no Project Volta que tem como objectivo melhorar a duração da bateria dos dispositivos. Enquanto o projecto está a avançar, será disponibilizado para os desenvolvedores um conjunto de ferramentas para que eles consigam descobrir os recursos que mais esgotam a bateria e assim conseguir optimiza-los.

Um recurso bastante aplaudido foi o Battery Saver capaz de aumentar a autonomia da bateria em até 90 minutos no dia, caso o utilizador defina. Actualmente já há recursos semelhantes, mas espera-se que com essa reformulação do Android, melhore ainda mais.

Notificações mais inteligentes

Quem usa o Google Now notará a semelhança das novas notificações que são exibidas directamente no ecrã de bloqueio. Segundo a descrição da Google, o sistema de notificações agora analisa o comportamento do usuário para exibir apenas os alertas que realmente importam.

Desempenho melhorado

No Android L, a novidade é todos aplicativos executarem os processos no Android Runtime (ART). A Google afirma que, com essa alteração, a performance poderá duplicar, com o mesmo código do aplicativo. O ART suporta instruções de 64 bits, o que significa que processadores poderosos como o  Snapdragon 810, estarão abrangidos pela tecnologia. Outro aspecto que melhorou é o gerenciamento da memória RAM.

Para os gamers também há boas notícias, uma que haverá optimizações para jogos. A ideia do Google é acabar com a grande diferença entre os gráficos de PCs e os gráficos de dispositivos móveis, será um desafio, mas passos estão a ser dados.

Data de lançamento

Tem um Nexus 5 ou um Nexus 7 ? Então a apartir de hoje terá acesso a versão do Android L para desenvolvedores. Não há ainda uma data para o lançamento da versão final do Android L.

 Imagens da apresentação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui