Começou hoje em Maputo, o maior encontro de startups no continente africano. O evento terminará no dia 14 de Dezembro. O Seedstars Africa vai reunir mais de 500 participantes para discutir inovação tecnológica e ideias de negócio que façam face às problemáticas actuais.
O Seedstars World (SSW) é uma comunidade global e uma plataforma para empresários de áreas tecnológicas em mercados emergentes e em contextos de aceleramento de negócio. A entidade vai reunir em Maputo mais de 500 pessoas ligadas a startups na terceira Cimeira Anual do Seedstars Africa.
O evento reunirá os vencedores das competições ligadas à inovação tecnológica em 20 países africanos. Lembrando que o Seedstars Luanda 2017 foi vencido pela “Tupuca”. Com o Seedstars África, as startups seleccionadas terão a chance de dar a conhecer de forma local e global, as suas iniciativas. O certame vai interligar os mais importantes players do universo da inovação tecnológica no continente com jovens estudantes, empresários e empreendedores.
O Seedstars World reúne os inovadores mais destacados, empresários, tomadores de decisão, mentores de negócio, investidores e empresas de todo o continente africano, sempre com o objectivo de impulsionar a iniciativa dentro dos ecossistemas de negócio.
“Durante o ano de 2017, avaliámos as melhores iniciativas locais e vimos de perto o crescimento de vários nichos de negócio, testemunhámos o desenvolvimento das melhores startups e um maior envolvimento de parceiros públicos e privados.
Por isso, estamos empolgados por poder reunir toda esta rede em Moçambique, no mês de Dezembro e em conjunto, analisar algumas das oportunidades do nosso continente e explorar como as tecnologias podem melhorar rapidamente o status quo em mercados emergentes de todo o mundo”, afirma Claudia Makadristo, Directora Geral Regional para África.
O Seedstars Africa vai durar 3 dias e reunir mais de 500 participantes. Hoje aconteceu um bootcamp para as startups participantes. Amanhã,13 de Dezembro, será a vez dos participantes conhecerem o mundo de negócios em Moçambique, um dia virado aos investidores. A grande cimeira está marcada para o dia 14 de Dezembro. Este evento final irá contar com pitches iniciais, palestras e painéis que irão abordar uma série de tópicos e ideias pertinentes aos empresários presentes.
O evento tem como patrocinador principal o Standard Bank e como parceiros, organizações locais e internacionais como: Embaixada do Reino dos Países Baixos, UNFPA, Merck, EnelX, TRECC, Microsoft, Orange, GSMA, VC4A, Amazon Web Services, WWF, The Financial Sector Deepening Moçambique, the Bop Innovation Center, Cooperação Suíça, Google, entre muitos outros.
O Seedstars irá reunir ideias de negócio de países africanos como Quénia, Gana, Mali, Nigéria, Ruanda, Senegal, Tanzânia, Uganda, Zimbabwe, Camarões, Costa do Marfim, Etiópia, República Democrática do Congo, Botswana, Angola e Moçambique que, para além de ter startups representadas, é o anfitrião do evento.
Angola está representada pela Startup Tupuca, no entanto temos ainda os mentores Hélder Kiala (pela 7Mobile) e Joel Epalanga (pela Kianda Hub).