Arrancou ontem(30) a 8.ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT), evento que congrega investigadores angolanos e estrangeiros, bem como jovens expositores de diversas instituições de Ensino Superior com os seus projetos inovadores.
Para a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que fez o discurso de abertura do evento, deve-se aumentar as ações para a produtividade científica no país, ao mesmo tempo que reconheceu os avanços de Angola na criação de um Ecossistema Nacional de Inovação e Empreendedorismo.
Esperança da Costa ressaltou que o atual governo está focado em tornar o sistema mais adequado à finalidade última, sendo contribuir, de modo determinante, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2063 da União Africana (UA).
MAIS: Inventores nacionais expressam falta de financiamento nos seus projetos
Em relação ao aumento da produtividade científica no país, a governante sublinhou que o Executivo vai reforçar as Instituições de Ensino Superior (IES) com a capacitação de investigadores científicos e pessoal técnico de apoio.
Esperança da Costa anunciou, para 2024, mais docentes e investigadores científicos com a admissão nas IES e no Centro Nacional de Investigação Científica de 923 quadros para estas carreiras especiais, através do concurso público de ingresso, a ser aberto em breve.