Nos últimos anos a Apple habitou-nos a estar no topo entre as empresas mais valiosas do mundo, mas pelos vistos o primeiro trimestre do ano de 2024 não está a ter aquele inicio satisfatório no que concerne a bolsa de valores, perdendo assim lugar para uma não rival do seu segmento de atuação.
A Microsoft ultrapassou a capitalização bolsista da Apple e voltou a ser a empresa pública mais valiosa do mundo. A empresa de Redmond tem vindo a fortalecer a sua presença no mercado com a aposta firme na IA e contou com alguma instabilidade para os lados de Cupertino para voltar ao primeiro lugar.
As ações da gigante do software têm vindo a subir nos últimos meses graças aos seus anúncios sobre a IA. No que toca à Apple, a empresa de Cupertino tem estado mais instável, pois ainda existem preocupações quanto às vendas do iPhone. Isso levou a que estas duas gigantes da tecnologia trocassem os lugares cimeiros em termos de valor de mercado durante as negociações de hoje. As ações da Apple registam uma tendência decrescente ao longo do último mês, devido às preocupações com as vendas do iPhone na China e a uma potencial fraqueza das vendas do iPhone 15.
Tanto a Microsoft como a Apple têm vindo a disputar o lugar de empresa privada mais valiosa desde há vários anos. A Microsoft ultrapassou a capitalização de mercado da Apple em 2021, 2020 e 2018 antes que a Apple mais uma vez recuperasse o seu lugar no topo. O Google também assumiu brevemente a capitalização de mercado da Apple em 2016. Será que a Apple volta ao pódio?