Este ano a Apple continua a lançar novidades no mercado, depois da chegada do iOS 10, agora a empresa lançou oficialmente o sistema operativo para os seus computadores, chama-se macOs Sierra, que traz a alteração da designação, passando de Mac OS X para macOS.
A Apple colocou várias outras funcionalidades para “estreitar” as relações dentro do seu próprio ecossistema, trazendo assim a Siri para o Mac, carregando ainda recursos inteligentes e úteis aos utilizadores, deixando de ser exclusividade do iPhone, iPad e iPod Touch a utilização do assistente pessoal da Apple. Abaixo deixamos as novidades deste novo sistema:
iCloud Drive:
A grande novidade que o iCloud Drive traz, é que agora o usuário poderá ter duas pastas permanentemente em sincronização automática com o iCloud. Quer a pasta Secretária quer a pasta de Documentos, passam a sincronizar todo o seu conteúdo com todos os seus outros dispositivos.
Permite ainda usar iPhone para aceder aos ficheiros na secretária do Mac. Doravante a Secretária e a pasta de Documentos, onde se encontra a maior parte dos ficheiros, podem ser guardadas e actualizadas automaticamente no iCloud Drive. Para ter sempre acesso a tudo nos seus dispositivos iOS e até noutro Mac.
Login automático através da Apple Watch
Para os que o usam a Apple Watch ou vão adquirir o iWatch Series 2, de certeza quem tem mais aqui um recurso em conta para usar o MacBokk, visto que agora terão besbloqueio automático do seu Mac com recurso ao Apple Watch. Agora pode iniciar a sessão mesmo antes de se sentar. Isto porque o Apple Watch irá monitorizar a sua proximidade ao computador e, no seu pulso com conhecimento que de facto é o utilizador com o mesmo Apple ID, irá fazer o login automático.
Sistema de armazenamento melhorado
Para os que têm encontrado problemas de armazenamento nos seus computadores da Apple, mais uma vez o problema foi resolvido, visto que macOS Sierra vai ajudar a libertar espaço guardando automaticamente no iCloud os ficheiros que raramente o usuário utiliza, mas ficarão sempre à disposição para quando precisar. Também vai ajudar a encontrar e remover ficheiros antigos que já não se usa.
Resumidamente, pode-se dizer que a Apple mexeu na organização do espaço, interligou os dispositivos com iOS 10 e com macOS Sierra para facilitar as transições entre os dispositivos. Há mais animação nas mensagens, há uma nova forma de ter as fotografias disponíveis e há o Siri que poderá facilitar através da voz uma série de funcionalidades que poderá operar no seu Mac. Há ainda novidades na no aplicativo Mapas, Mail, Pages, Numbers, Keynote, TextEdit e muito mais.
É importante salientar que este sistema já se encontra disponível gratuitamente. O macOS sierra suporta todos os Macs lançados desde o final de 2009. Alguns recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou todos os idiomas.