A Apple fez uma mudança significativa na noite de quinta feira (12 de fevereiro de 2015) para os desenvolvedores, que serão reflectidas na qualidade dos aplicativos para iPhone e iPad para os nossos dispositivos. A partir de agora a empresa irá permitir que os desenvolvedores criem aplicações com um tamanho máximo de 4GB, antes o espaço máximo das aplicações era de 2GB.
Estender a capacidade de armazenamento de uma aplicação pode ser muito útil, especialmente para os jogos de alta qualidade que poderão utilizar efeitos gráficos avançados ou duração de jogo pra mais tempo, e ter uma semelhança dos jogos para consolas ou PCs.
Desde o lançamento da App Store em 2008, a dimensão máxima para publicar uma aplicação na loja era de 2GB. O crescimento da dimensão de 4GB dos aplicativos que os desenvolvedores podem enviar para publicar é portanto o primeiro aumento desde o lançamento da loja até agora. Com certeza está noticia foi recebida de bom agrado para os desenvolvedores e poderá ainda atrair mais desenvolvedores, ou mesmo fazer com que uns exportem os jogos de PC para o iOS ou mesmo criarem aplicações/jogos novos mais complexas.
Os usuários devem estar cientes de que, apesar das aplicações da App Store terem um tamanho duplicado, o limite máximo de 100MB para baixar uma aplicação utilizando as redes móveis ainda continua activo. Qualquer aplicação com mais de 100MB só poderá ser baixado quando o aparelho estiver conectado a uma rede Wi-Fi.
Já que a Apple duplicou o tamanho máximo que uma aplicação pode ter na App Store, a Apple também poderia aumentar o tamanho mínimo de armazenamento que oferecem no iPhone e no iPad (16GB – na verdade é cerca de 12GB, não é suficiente se você quiser baixar aplicativos grandes e especialmente, tão grandes como os que virão).
Actualização: A primeira aplicação que tirou proveito do tamanho oferecido de 4GB, e única até agora é a Disney Infinity: Toy Box 2.0. Ela foi lançada em 29 de Janeiro de 2015 na App Store e tem um tamanho de 3,8GB.