A Microsoft prometeu várias novidades na Build 2015, a conferência para desenvolvedores. A novidade que mais chamou atenção dos presentes foi um método para fazer com aplicativos Android e iOS fossem rapidamente portados para o Windows 10.
O que a Microsoft ganha com isso?
Um dado garantido é que os utilizadores não compram os gadgets apenas pela sua bonita “carcaça”, é preciso ter conteúdo. Neste caso o conteúdo para Android e iOS é bem melhor e chega mais rápido do que o conteúdo para a actual plataforma móvel da Microsoft, o Windows Phone. Com essa novidade os principais aplicativos poderão ser disponibilizados para o Windows 10 no mesmo espaço de tempo que para Android e iOS.
Como será feito esse processo?
Como foi revelado por Terry Myerson, vice-presidente da divisão de sistemas operacionais da Microsoft, a migração dos apps do Android e iOS serão feitas com base em dois novos kits de desenvolvimento. Para desenvolvedores Android, será possível usar código em Java e C++. Para os desenvolvedores da Apple a plataforma suportará o Objetive-C.
O que muda na vida dos utilizadores?
Vários aplicativos já existentes para iOS e Android poderão ser rapidamente migrados para Windows 10. Imagine poder usar um aplicativo no telefone e saber que terão garantidamente uma versão no PC ou tablet, sem problemas de compatibilidade.
Outro ponto que a Microsoft deixou bem claro é que os aplicativos que dependem de APIs específicas do Android ou iOS, não deixarão de funcionar. A Microsoft criou APIs alternativas, que funcionam de maneira similar às originais.
A Microsoft espera ter 1 bilhão de dispositivos , entre smartphones, PCs e tablets, com Windows 10 nos próximos 3 anos. O Windows 10 será disponibilizado gratuitamente nos próximos meses, no entanto quem quiser testar poder faze-lo…